Resolução do Banco Central do Brasil (BC), que entra em vigor nesta segunda-feira (3), vai padronizar e facilitar o pagamento de boletos via Pix por QR Code. A medida quer ampliar a adesão desse método de compensação e estimular a concorrência no mercado de antecipação de recebíveis, além de permitir transações mais ágeis e seguras.
A nova normativa visa incorporar a aceitação do Pix na experiência com boletos. Alguns bancos e concessionárias de serviços públicos já utilizavam o método, mas a forma ainda não era regrada, o que a igualava as demais formas de pagamento.
Uma das novidades anunciadas no documento introduz o chamado “boleto dinâmico”. Isto permite que empresas que têm recebíveis mensais por cártulas possam antecipar esses valores, o que pode provocar um leilão dessas duplicatas entre os bancos para quem oferecer o juro mais baixo, ao invés de ficar preso à instituição de crédito previamente contratada. Estima-se que este mercado movimente R$ 10 trilhões por ano, segundo informações do BC. Por consequência, as mudanças podem impactar positivamente o acesso ao crédito, reduzindo juros e aumentando a transparência nas operações financeiras do setor.
Deixe um comentário