
A Ouvidoria e Controle da Prefeitura de Santos fará uma ação de divulgação de suas atividades em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor. Uma tenda será montada na Praça Mauá (Centro Histórico), nesta quinta-feira (20), das 11h às 15h, quando servidores do órgão ensinarão aos munícipes como usar as ferramentas de ouvidoria, tanto para solicitar serviços quanto para apresentar as possibilidades de mediação de conflitos.
A ação é uma retomada do programa Ouvidoria Presente, no qual integrantes do setor visitam equipamentos públicos para que os usuários avaliem os serviços oferecidos. Durante a ação na Praça, haverá a distribuição de materiais impressos explicativos sobre o funcionamento da Ouvidoria. Ao mesmo tempo, servidores estarão com um tablet conectado à internet para simular e efetuar serviços e melhorias, tais como solicitações, reclamações, denúncias identificadas e anônimas, elogios e sugestões.
O ouvidor municipal, Marcos Libório, explica que a ação mostrará para os munícipes como é fácil utilizar as ferramentas disponíveis pela Ouvidoria. E, ainda, que o órgão é um canal de relacionamento direto entre a Prefeitura e os moradores de Santos. “A Ouvidoria é uma plataforma amiga do cidadão, na qual ele pode se manifestar sobre o que está indo bem e o que pode melhorar, seja presencialmente, seja virtualmente”.
Libório reforça que a oferta da mediação de conflitos terá destaque na apresentação dos serviços da Ouvidoria durante a ação comemorativa. “A Ouvidoria tem profissionais capacitados para lidar com problemas que não são objeto de denúncia ou de pedido de serviços. Os servidores estão aptos a gerenciar situações de crise, por exemplo, na relação entre vizinhos ou entre moradores com uma empresa do bairro”, explica.
DIA DO OUVIDOR
Criado pela Lei Federal 12.632, de 2012, o Dia do Ouvidor é comemorado anualmente em 16 de março em referência à fundação da Associação Brasileira de Ouvidores, em 1995. A ouvidoria é um canal de comunicação entre uma empresa ou instituição e a população. Ela fortalece o exercício da cidadania e promove a prática da boa governança.
Em Santos, foi criada no dia 14 de abril de 1994, por força da Lei Complementar 121/94, e sua estrutura regulamentada pela Lei Complementar 667/2009, de 29 de dezembro de 2009.
ATENDIMENTO
A Ouvidoria pode ser acionada através dos telefones 162 ou 13 -3213-7348, de segunda a sexta, das 7h às 18h30, pelo site www.santos.sp.gov.br/ouvidoria, ou pessoalmente, no Paço Municipal (Praça Mauá s/nº – térreo), das 10h às 16h.
Deixe um comentário