
Entregue em janeiro deste ano, após obras de restauro e acessibilidade, o Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48) reabriu à visitação na sexta-feira (11/3). O equipamento está à disposição do público, gratuitamente, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
O primeiro evento a ser realizado no Outeiro de Santa Catarina será o Festival Feito em Santos, no dia 26, das 14h às 21h. A edição contará com artistas e empreendedores criativos de marcas autorais e cultura caiçara, que levarão gastronomia local, circo, atividades para crianças, música ao vivo, chopp, drinks autorais, cafés, exposição fotográfica, de artistas plásticos e muralistas, além de live painting (pintura ao vivo) e cantinho de leitura.
Na parte da tarde, em horário a ser definido, será realizada uma missa campal com a presença da imagem de Santa Catarina de Alexandria, que atualmente está no Museu de Arte Sacra de Santos. A intenção é que a santa que nomeia a edificação abençoe simbolicamente a nova fase do outeiro.
“O português Luiz de Góes e a esposa dele, Catarina de Aguillar, ocuparam o local por volta de 1530 e, aqui, instalaram uma capela em homenagem à santa. Catarina trouxe essa imagem e, alguns anos depois, o outeiro foi invadido por piratas, que destruíram a capela e jogaram a santa no estuário. A imagem só foi achada mais de 70 anos depois por escravos que mergulhavam no local. Essa história é de um simbolismo fantástico”, relembrou o diretor-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), Luiz Dias Guimarães.
Visitação – A área interna, tanto a parte administrativa quanto o espaço reservado para a instalação de exposições, entre outras intervenções, poderá ser visitada mediante agendamento pelo e-mail [email protected]. Grupos de visita também devem fazer a reserva.
Deixe um comentário