Santos

Orquidário garante conservação de espécies ameaçadas com parceria

26/06/2024
Divulgação PMS

O Orquidário de Santos renovou sua parceria com o Programa de Conservação ex situ de Espécies Ameaçadas, da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), visando dar continuidade a preservação de animais em risco de extinção.

Iniciada em 2021, esta colaboração traz novas espécies para o parque, permitindo que os visitantes conheçam e se sensibilizem sobre a importância da conservação. Além disso, o Orquidário desempenha um importante papel na reprodução dessas espécies, garantindo sua preservação para futuras gerações.

Espécies ameaçadas

O programa, que abrange 27 espécies ameaçadas de extinção conforme os Planos de Ação Nacional, selecionou o Orquidário de Santos para abrigar duas espécies: o Papagaio-de-cara-roxa e o Sagui-da-serra-escuro.

Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis)
Esta espécie endêmica da Mata Atlântica, presente do estado de São Paulo até a divisa com Santa Catarina, enfrenta sérias ameaças devido ao desmatamento e ao comércio ilegal. O Orquidário abriga um grupo de 15 papagaios (6 machos e 9 fêmeas) e foca suas ações na Educação Ambiental para sensibilizar o público sobre a importância da conservação desta espécie.

Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita)
Também endêmico da Mata Atlântica, este sagui vive em áreas florestadas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A espécie está ameaçada pela redução de seu habitat natural e pela presença de espécies invasoras. O Orquidário recebeu dois machos dessa espécie em outubro de 2023.

O programa é gerenciado pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em cooperação técnica com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).