Educação

Oficina de arqueologia apresenta objetos milenares a estudantes de Santos

17/03/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Com o intuito de levar a educação patrimonial para alunos de Santos, o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), que tem sede no estado do Rio de Janeiro, realizou uma oficina de arqueologia para estudantes do 5º ano da UME Auxiliadora da Instrução (Estuário) no início desta semana. A iniciativa também contemplou outras duas escolas estaduais.

Os alunos puderam conhecer objetos de cerâmica, pedras e ossos humanos e de animais encontrados no Brasil, que possuem mais de três mil anos de existência, de acordo com análise com carbono 14 (utilizado para datar fósseis). Além desses artefatos, o instituto apresentou objetos encontrados em uma obra realizada no Porto de Santos, entre o canal 4 e a Ponta da Praia. A instituição foi contratada pela Codesp para realizar o estudo na região portuária.

“A intenção foi que os estudantes interagissem com as peças e se colocassem no lugar das primeiras civilizações em terras brasileiras”, disse o supervisor da ação e representante do instituto, William Cruz. Segundo ele, “os alunos são multiplicadores naturais”. Todos os participantes receberam cartilhas informativas e foram convidados a navegar pelo museu virtual do IAB. Em breve, será disponibilizado, de forma gratuita e remota, o curso ‘Arqueologia na Cidade de Santos’, para professores interessados.

Para a professora Adriana Negreiros, formadora da área de História da Secretaria de Educação, “o projeto proposto pelo IAB com as ações realizadas nas escolas possibilitou que os alunos entrassem em contato com antiguidades, que geralmente não são de fácil acesso, como crânios de animais, pedras lascadas, artefatos de diferentes temporalidades. É importante que o estudo vá além do conteúdo escrito, utilizando a cultura material como fonte de conhecimento para que as crianças possam compreender o mundo que os cerca”.