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O sucesso nas areias que vem da Índia

08/02/2025 Addriana Cutino
O sucesso nas areias que vem da Índia | Jornal da Orla

O que eu diria para quem pensa em fazer transição de carreira e abandonar o regime CLT para empreender? Tantas coisas! Mas, depois do planejamento eu afirmaria: “Tenha coragem de enfrentar o desconhecido porque o maior risco na vida é não se arriscar. Há várias vidas numa só pra ficarmos estáticos por anos.” Quando você pula consciente numa piscina com profundidade muito maior a sua altura, não sabe até quão fundo o salto vai te levar mas você jamais deve pensar que vai se afogar! Pensamento tem poder, já dizem os neurocientistas.

Esta é a analogia que eu uso pra contar a história da Sachi Ribeiro, a empreendedora de Praia Grande que não só mudou de identidade após deixar o jornalismo e fazer transição de carreira como desafiou a si mesma ao derrubar preconceitos. A ex-Sheila Ribeiro de Almeida trocou entrevistas, reportagens, deadlines, redação e a carteira assinada por sandálias, roupas leves, um chapéu de abas largas para proteger o rosto do sol, praia, placas com as descrições dos produtos do seu negócio e quilos de incensos indianos. Duvido que você não esteja se perguntando: “Ela é louca?”. Eu lhe respondo: loucura é deixar de ganhar entre R$ 7 mil a R$ 10 mil reais por mês trabalhando apenas feriados e finais de semana, não ter liberdade de horário e abrir mão de vender um produto que, além de aromas agradáveis, atrai boas energias.

Marketing emocional e com propósito

Vender incensos indianos nunca esteve nos planos de Sachi, mas aconteceu após uma mudança de estilo e filosofia de vida. Um belo dia, ao pensar em empreender, ela foi provocada a comercializá-los e se questionou: “Por que eu vou vender incensos?”. E ouviu de quem já dedicou um tempo sabático no país sul asiático: “Quando você pensa em religiosidade, você pensa em Índia. E os incensos não são de uma fábrica mas de um lugar onde os devotos da cidade de Vrindavan -considerada sagrada onde Krishna nasceu – fazem para os templos. Olha como será vender um produto, feito por devotos com as próprias mãos, num lugar sagrado do planeta!”. E assim, a Sachi e o sócio dela importam os incensos da Índia, separam os que sofrem avarias no transporte, confeccionam as caixinhas, aprenderam a vender e evoluíram o negócio. São mais de 35 aromas da Sadhya Yoga, marca criada por eles. Nas redes sociais – @sadhyayoga – há vídeos das vendas nas praias e as reações de muitos compradores.

Em qualquer negócio, as decisões de compra de um cliente são baseadas em estados emocionais. A Sachi e o sócio tem sucesso nas vendas porque também criaram suas estratégias comercializando um produto que já tem apelo emocional: alivia o estresse e a ansiedade, ajuda a elevar a espiritualidade, perfuma e purifica energeticamente o ambiente. E mais do que isto! Os incensos são legítimos da Índia, feitos de massala (mistura de especiarias e ervas, com alta concentração de resina e pó de sândalo) e sem carvão, ao contrário dos nacionais. Por esta razão, os incensos da Sadhya Yoga, apesar de mais frágeis, demoram mais a queimar (45 minutos) e não produzem fumaça tóxica.

Planejamento no processo e estratégia nas embalagens

Por serem mais frágeis, a Sachi criou a embalagem do seu próprio negócio, utilizando materiais simples: papéis cartões coloridos e uma guilhotina. Foram vários testes com dobraduras até chegar à embalagem atual que ajuda a preservar os incensos, evitando que eles se movam e quebrem na comercialização.

Antes de serem embaladas para a venda, as varetas – que chegam em pacotes por transportadora – são separadas. Neste processo, Sachi guarda os incensos que estão danificados em caixinhas transparentes e os utiliza em casa. O restante é separado por aromas em caixas grandes de papelão. A próxima etapa é colocar todas as varetas sob o sol. “Primeiro porque a gente acredita em boas vibrações e a energia solar é preciosa, segundo porque o calor ajuda a secar as varetinhas que chegam acondicionadas em pacotes depois de percorrerem um trajeto de mais de 14,5 mil quilômetros e evita o bolor.”, explica.

Eu vi de perto todo este processo e fiquei encantada com o amor e cuidado em todas as etapas.

Em cada embalagem colorida para a venda há 10 varetas. Do lado de fora, o rótulo com a marca, aroma, propósito, validade, telefone pra contato e uma mensagem. Eu ganhei e comprei vários. Garanto que são incríveis. Adoro o DHARMA, que vem em uma embalagem de papel cartão branco e tem a finalidade de estimular a sabedoria, a fé e o propósito de vida.
As caixinhas com os incensos variam de R$ 18 a R$ 25, cada. Pra quem está curioso: Sadhya, em sânscrito, significa META DE VIDA. Inspirador não é? Eu te convido a assistir a entrevista completa com a Sachi no meu canal do Youtube, o POR CONTA PRÓPRIA.