Significados do Judaísmo

O que acontece depois que morremos- Mundo vindouro – Olam HaBá

25/07/2024
O que acontece depois que morremos- Mundo vindouro – Olam HaBá | Jornal da Orla

O Judaísmo é notoriamente ambíguo sobre este assunto. A imortalidade da alma, o Mundo Vindouro (Olam HaBá) e a ressurreição dos mortos aparecem com destaque na tradição judaica, mas exatamente o que são essas coisas e como elas se relacionam entre si sempre foi vago.

A fé começa no mistério. Entre os maiores mistérios que enfrentamos está a vida após a morte. O que acontece quando morremos? Vemos nossos entes queridos? Nós os conhecemos? Eles nos conhecem? As perguntas são infinitas. A sabedoria judaica não oferece uma resposta definitiva. Podemos identificar, no entanto, vários ensinamentos fundamentais.

A maioria dos judeus ortodoxos acredita que as pessoas que seguem as leis dadas por Deus serão enviadas para o céu depois que seu corpo morrer. No entanto, não há uma descrição exata do Céu nas Escrituras da tradição judaica.

Muitos pensam no Céu como Gan Eden (o Jardim do Éden), que é um lugar ensolarado onde pessoas de todas as nações se sentarão e comerão juntas quando a paz chegar.

Outros acreditam que Gan Eden não é necessariamente um lugar físico, mas sim um estado de consciência, ou um lugar onde a alma se sente próxima de Deus.

Os judeus que viveram uma vida sem pecado serão enviados diretamente para o Gan Eden. No entanto, é possível que as almas possam ser enviadas para Seol ou Gehennom:

Sheol é um lugar de espera onde as almas são limpas e purificadas. Gehinnom é um lugar para ser punido e um lugar de tormento.

Assim como existem opiniões diferentes sobre a existência ou não de vida após a morte, aqueles que acreditam na vida após a morte podem ter opiniões diferentes sobre a existência ou não de um lugar de punição eterna. Alguns acreditam que as almas daqueles que cometeram atos graves de maldade – por exemplo, pessoas que cometeram assassinatos – nunca sairão do lugar de tormento, pois não podem ser mudadas para melhor.

Na Ressurreição, a maioria dos judeus ortodoxos acredita que o corpo físico será ressuscitado na Era Messiânica, quando os bons ressuscitarão dos mortos. Por esta razão, os judeus ortodoxos proíbem muitos procedimentos que consideram causar danos ou destruição do corpo após a morte, e enterram os seus mortos em vez de cremá-los

A vida após a morte pode assumir muitas formas: A Professora A.J. Levine expressa esta verdade de forma mais eloquente: “As crenças judaicas na vida após a morte são tão diversas como o próprio Judaísmo, desde a visão tradicional que espera a unidade da carne e do espírito num corpo ressuscitado, até à ideia de que vivemos nos nossos filhos e netos, até à uma sensação de paraíso.”

A vida após a morte estaria aqui na terra: uma vertente do pensamento judaico vê o céu como um lugar transitório onde as almas residem após a morte e residem lá até se reunirem com seus corpos físicos quando o Messias vier. Esta abordagem difere da reencarnação, uma vez que o retorno à vida acontece apenas na era messiânica, e não como uma ocorrência regular, como no hinduísmo.

Podemos dizer que vivemos através dos outros: Um dos livros de orações do Judaísmo expressa esta ideia através da metáfora de uma folha e uma árvore. Uma folha cai no chão, mas nutre o solo e mais plantas e árvores brotam. O mesmo acontece em nossas vidas. Alimentamos o futuro através da influência que exercemos sobre aqueles que nos seguem. O Olam HaBá pode acontecer de maneiras inimagináveis.
.

Na Cabala, tanto o Zohar quanto o Rabi Isaac Luria (o Ari) falam de reencarnação. O Rabi escreveu um livro inteiro a respeito, chamado Portões da Reencarnação.

O Ari começa explicando que nós somos o aspecto espiritual que habita dentro do corpo. Quer dizer, você não tem alma, você é a sua alma. Ele explica que a alma tem cinco níveis, e que a alma precisa continuar retornando em novos corpos enquanto não tiver terminado seu processo de correção, ou tikun.

O conceito da reencarnação é a única maneira que temos de entender a justiça divina perfeita neste mundo. Há muito mais do que nossos cinco sentidos conseguem observar e um tempo de vida não representa de forma alguma a totalidade da nossa existência. Somos almas eternas e já.

Mendy Tal
Cientista Político e Ativista Comunitário

 

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço