Significados do Judaísmo

O infeliz mandato britânico no território do Levante Mediterrâneo

20/05/2022
O infeliz mandato britânico no território do Levante Mediterrâneo | Jornal da Orla

O Mandato Britânico da Palestina durou de 1923 a 1948.

Após a Primeira Guerra Mundial, a Liga das Nações (embrião da ONU) foi encarregada de transferir o controle de territórios anteriormente controlados pelos Impérios Alemão e Otomano, dando “mandatos” administrativos aos países que faziam parte das forças aliadas vitoriosas (Grã-Bretanha, França, Bélgica e Austrália). Sob o Tratado de Sèvres (1920), que dividiu o Império Otomano, os britânicos receberam o controle sobre a Transjordânia (atual Jordânia) e a região que compreende o atual Israel, Cisjordânia e a Faixa de Gaza).

O Mandato Britânico da Palestina durou de 1923 a 1948, período durante o qual as autoridades foram desafiadas pela demanda dos sionistas por um autogoverno judaico e um crescente movimento nacionalista árabe rejeitando essa presença judaica e aspirações nacionalistas.

Os britânicos receberam um “mandato duplo”, isto é, em nome dos habitantes da Palestina, por um lado, e em nome da “sociedade internacional”, por outro. A Declaração Balfour de 1917 foi incorporada ao preâmbulo e segundo artigo do Mandato para a Palestina.

A Grã-Bretanha, portanto, também tinha uma “dupla obrigação” para com árabes e judeus. Embora o mandato incluísse as principais partes da Declaração Balfour, como a proclamação de apoio a um lar nacional judaico, sob os termos do mandato, a Grã-Bretanha tinha a obrigação de conduzir sua política na Palestina de acordo com as necessidades de judeus e árabes. Isso incluiu a criação de condições políticas, administrativas e econômicas que facilitariam o governo independente das comunidades sob controle britânico. Esses objetivos eram uma contradição integral no mandato.

Os britânicos determinaram as fronteiras do território palestino de acordo com outros acordos que fizeram com seus aliados. Por exemplo, eles transferiram a margem oriental do rio Jordão para o controle de Abdullah ibn Husayn, da dinastia hachemita, e o nomearam rei da Jordânia em reconhecimento ao seu apoio durante a guerra.

Durante a era do mandato, dois sistemas sociais diferentes se desenvolveram sob uma estrutura política, um judaico e outro árabe. Cada sociedade tinha suas próprias instituições de bem-estar, educacionais e culturais e gradualmente se tornaram política e economicamente independentes umas das outras.

As autoridades do Mandato Britânico concederam às comunidades judaica e árabe o direito de administrar seus assuntos internos; assim, o yishuv estabeleceu a Assembleia Eleita e o Conselho Nacional. A economia se expandiu, uma rede de educação hebraica foi organizada e a vida cultural floresceu.

O movimento sionista, por sua vez, operou em dois eixos principais: a aquisição de terras e a imigração. O capital privado e as instituições sionistas compraram grandes extensões de terra, inclusive de proprietários árabes. A imigração judaica e o crescimento natural da população árabe na Palestina transformaram dramaticamente a demografia da Palestina Obrigatória, que cresceu de aproximadamente 700.000 habitantes em 1922 para cerca de 1.800.000 em 1945. A população árabe dobrou, enquanto a população judaica cresceu dez vezes.

A grande revolta árabe, em 1936, foi desencadeada por uma crise econômica, imigração em massa judaica, que havia aumentado em 1933 depois que Adolf Hitler chegou ao poder, e pela continuação das compras de terras por judeus. Esta revolta teve duas fases. A primeira começou em abril de 1936 com uma greve geral da comunidade árabe e ataques violentos a alvos britânicos e judeus. Durou até outubro de 1936, quando os esforços diplomáticos envolvendo outros países árabes levaram a um cessar-fogo. Uma Comissão Real de Inquérito chefiada por William Peel, 1º Conde Peel (1867-1937) foi estabelecida em 1937.

A comissão concluiu que a região tinha duas sociedades distintas com demandas políticas irreconciliáveis, tornando assim necessária a divisão da terra. A rejeição árabe das conclusões de Peel levou à segunda fase da revolta, em setembro de 1937, quando o Alto Comitê Árabe recusou essas recomendações e a revolta estourou novamente. A conflito então sucumbiu às lutas internas dentro da sociedade árabe. Além disso, a resposta pesada da Grã-Bretanha à revolta foi marcada por violência e destruição.

Após os tumultos, o governo do mandato dissolveu o Alto Comitê Árabe e o declarou um órgão ilegal.

Em resposta à revolta, o governo britânico publicou o Livro Branco de 1939. Durante o período, o Mandato procurou limitar severamente a imigração judaica para sua Terra Sagrada, mesmo durante o período da Segunda Guerra Mundial, quando os judeus estavam sendo perseguidos e exterminados em toda a Europa.

O Livro Branco afirmava que a Palestina deveria ser um estado binacional, habitado por árabes e judeus. A imigração judaica seria limitada por cinco anos, e qualquer imigração exigia o consentimento árabe.

Além disso, estabeleceu restrições à compra de terras por judeus. As autoridades britânicas estabeleceram um limite para a imigração judaica, mas a ascensão de nazismo ao poder aumentou o número de pessoas procurando refúgio. No entanto, suas opções eram limitadas devido às restrições crescentes e fronteiras fechadas.

A publicidade negativa causada pela deterioração da situação na área e a violência que irrompeu em ambos os lados tornou o mandato cada vez mais impopular na Grã-Bretanha e foi fundamental para o anúncio do governo de sua intenção de encerrar o mandato e devolver a questão da região às Nações Unidas (ONU).

Depois que a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução de dividir a Palestina em 29 de novembro de 1947, a Grã-Bretanha anunciou o término de seu mandato para a região, que entrou em vigor em 15 de maio de 1948. À meia-noite de 14 de maio de 1948, o Estado de Israel declarou sua independência.

Embora Israel esperasse que os acordos levassem a tratados de paz oficiais, os estados árabes se recusaram a reconhecer a existência de Israel. Um boicote econômico, político e social total a Israel foi mantido.

Nas décadas seguintes, as pendências tanto mudaram quanto permaneceram iguais nas complexas relações entre o Estado de Israel e o movimento nacional palestino. Na raiz do conflito está um choque entre duas reivindicações, dois direitos e uma tragédia compartilhada.

Agora, tal choque entre reivindicações de direitos pode ser revolucionado de duas maneiras. Existe a tradição de Shakespeare de resolver uma tragédia com o palco cortado com cadáveres e a justiça prevalece. Mas há também a tradição de Tchekhov. Na conclusão da tragédia de Tchekhov, todos estão desapontados, desiludidos, amargurados, com o coração partido, mas vivos.

O desenrolar da história do conflito, ao contrário das obras de Shakespeare e Chekhov, continua sendo um trabalho em andamento. Quanto à conclusão, embora ainda oculta, é reescrita a cada dia pelos próprios protagonistas.

Contudo, definitivamente, nunca poderemos menosprezar o direito bíblico e histórico do povo judeu e sua Terra Sagrada.

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