Metrópole

Nova escola Dino Bueno deve ser concluída em outubro

05/03/2025 Da Redação
Divulgação

O antigo edifício onde funcionou a Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte (Encruzilhada), aos poucos vai se transformando na nova Unidade Municipal de Educação Dino Bueno, que tem previsão de ser concluída em outubro. O prédio que está sendo reformado, com pouco mais de quatro mil metros quadrados, se prepara para atender os 376 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em sistema de integral.

A reforma é gerenciada pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe). A configuração do refeitório ampliado está pronta, com fundação, estrutura metálica e cobertura. Atualmente a fachada do edifício é recuperada e a base metálica da quadra esportiva recebe pintura.

“No primeiro e segundo pavimentos foi finalizada a elevação das muretas internas para a altura de 1,30m, para garantir a segurança de quem circula pelo local; e a alvenaria do poço do elevador foi concluída”, diz o engenheiro Eduardo Aguiar Mendes, da Seobe. “Ao mesmo tempo são instaladas em todo o edifício as eletrocalhas, para conduzir a rede de ar condicionado e possibilitar fácil manutenção”.

A reforma do prédio da Cleóbulo, na Rua Guedes Coelho, 107/109 busca adequar o edifício às exigências das legislações referentes a acessibilidade, sistema de combate a incêndio, para-raios, sistemas de informatização e climatização.

Espaços de atividades como salas de aula, salas de artes, auditório, biblioteca, quadra de esportes e playground estão ganhando novo dimensionamento e estrutura. E isso sem afetar a vida escolar da garotada, já que os alunos continuam no edifício da Rua Cunha Moreira até a nova Dino Bueno ficar pronta.

Na obra o Município está investindo R$ 5,6 milhões, recursos da Secretaria de Educação. Os serviços são executados pela E.C.P. TEC Engenharia, Comércio e Planejamento Ltda., empresa vencedora do processo licitatório.

A nova UME Dino Bueno terá 16 salas de aula e seis salas pedagógicas: estudioteca, biblioteca, sala de artes cênicas, ateliê de artes, sala de dança e para atendimento educacional especializado (AEE), tudo para atendimento integral. O projeto prevê adequações de acessibilidade (corrimão, instalação de plataforma elevatória, rampas, sinalização tátil, sanitários PCD) e instalação de sinalização e comunicação visual.

Os serviços envolvem a quadra de esportes e a implantação de uma horta, além da construção de nova cozinha, assim como um playground e um auditório. A unidade de ensino receberá pintura total, substituição de todas as esquadrias e reforma completa dos banheiros.