A promessa era o cruzeiro dos sonhos, com celebridades do mundo da música e a vista incrível do oceano Atlântico. Mas o que prometia ser uma viagem com três noites ao som de boa música se transformou em um pesadelo para um grupo de pelo menos 100 passageiros do navio Costa Pacífica na última quinta-feira. Eles foram deixados em terra e não puderam participar do festival musical Energia on Board, que que saiu do Porto de Santos com destino a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A razão da confusão teria sido o ‘overbooking’, ou seja, foram vendidas mais reservas do que a capacidade do navio permite.
O Costa Pacífica tem capacidade para 3.780 passageiros. Além dos shows e do cenário, a embarcação conta com decorações temáticas, quatro piscinas luxuosas, cinco hidromassagens, de tipo jacuzzi, e 13 bares de diferentes tamanhos. A organização prometia mais: o espetacular convés externo com teto de cristal une a elegância de um navio a boa música a bordo.
Cada um dos passageiros que não conseguiram embarcar desembolsou entre R$ 4 mil e R$ 15 mil nos pacotes. Quem foi barrado ficou revoltado e uma confusão se armou no terminal de passageiros, o que atrasou, inclusive, a partida do navio, que zarpou apenas na madrugada de sexta-feira.
O festival Energia on Board, promovido pela On Board Entretenimento, prometia “três noites mágicas” com os artistas que mais tocam na rádio que promove o evento, a Energia FM. Seriam dois palcos para receber os artistas mais badalados da atualidade, segundo a organização. Serão dois palcos que receberão as apresentações de Paulo Ricardo (ex-RPM), Double You, C&C Music Factory, Sandra de Sá, Jon Secada, Maurício Gasperini e Kiko Zambianchi.
Em nota, a Costa Cruzeiros se manifestou a respeito do caso e culpou a empresa organizadora do evento pelos problemas enfrentados pelos passageiros, que teriam comparecido sem os formulários de embarque necessários para o check-in ou sem os números da reserva.
Íntegra da nota da Costa Cruzeiros
A Costa Cruzeiros informa que cerca de 100 hóspedes não conseguiram embarcar no fretamento Energia On Board a bordo do Costa Pacifica, programado para sair do porto de Santos no dia 20 de março. De fato, alguns hóspedes compareceram sem os formulários de embarque necessários e/ou números de reserva. Tal situação causou um atraso considerável nas operações de check-in. Como resultado, a partida do navio foi adiada para às 2 horas da manhã desta sexta-feira, dia 21 de março.
A Costa esclarece que, no âmbito dos acordos com a organização do fretamento, a administração deste cruzeiro e o envio da lista de passageiros para embarque são de responsabilidade exclusiva do afretador, o organizador do evento.
A Costa aconselha aos hóspedes interessados a entrarem em contato com o responsável pelo evento a bordo. A Costa fez tudo o que foi possível para permitir o embarque das pessoas que compareceram sem os documentos necessários de forma a garantir a conformidade com as normas e protocolos de segurança.
Se investigarem as condições internas da embarcação, os desembarcados agradecerão ao “overbooking”… aliás a PF poderia dar uma blitz nessa arca de nóias !