O Projeto Mantas do Brasil fará o lançamento do curta-metragem “Arrasta Maré” neste sábado (14), às 17h, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS – Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias, Santos)
O filme retrata a emocionante história do Sr. Rocha, um dos últimos pescadores de arrasto de Santos, no litoral paulista. Uma jornada que mistura tradição e sobrevivência. Do preparo à pesca no alto-mar, o curta revela os desafios e as histórias de uma prática ancestral que resiste às transformações do mundo moderno. Com imagens deslumbrantes e uma narrativa tocante, a obra reflete sobre a riqueza da cultura caiçara, a importância da conservação marinha e as transformações vividas pelas comunidades costeiras.
“Em Santos, existe um grupo, com mais de 50 pessoas, que realiza a pesca de arrasto. O tema gera curiosidade nas pessoas. Existe um certo preconceito com a prática. No entanto, trata-se de algo tradicional, muito diferente do processo industrial, que é mais agressivo”, afirma o diretor da obra, André Souza.
A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. Contudo, as vagas são limitadas, e para garantir a sua presença, é necessário realizar a inscrição, por meio de um formulário de participação. Caso deseje cadastrar mais de uma pessoa, lembre-se de enviar um formulário por participante.
O documentário “Arrasta Maré” tem direção, direção de fotografia e edição de André Souza. Direção executiva de Letícia Shabiuk. E produção de Larissa Teixeira e Letícia Shabiuk. Após o lançamento, a obra deve ser disponibilizada em diversas plataformas na internet. Também será inscrita em festivais de cinema do país.
Serviço:
-
Data: 14 de dezembro de 2024
-
Horário: 17h
-
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) – Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias, Santos
-
Entrada: Gratuita (com inscrição prévia)
-
Classificação: Livre