O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, garantiu que uma série de investimentos no Porto de Santos serão feitos pelo governo federal. “O presidente Lula, na reunião ministerial, autorizou a obra do túnel. É uma conquista muito importante”, disse, ao participar da reinauguração do Museu do Porto, nesta segunda-feira (26). “Vamos fazer o aeroporto de Guarujá, as perimetrias e o aprofundamento do canal para 16 metros. Tudo isso sem precisar vender o patrimônio público”, completou.
Márcio França destacou que os investimentos podem ser feitos sem privatizar a Autoridade Portuária de Santos — como desejava a gestão anterior. “Durante muito tempo se contou uma lorota de que, para fazer uma cirurgia, tinha que se contar a cabeça. O porto tem capacidade e financiamento, é superavitário. A lógica do governo anterior era totalmente oposta, estavam guardando dinheiro no caixa das autoridades portuárias para vendê-las por um maior preço. Não seria correto usar o dinheiro que está na estatal para depois pagar a estatal que você está comprando. Nós reduzimos tarifas, o que mostra que não importa a empresa ser público ou privada, e sim bem administrada”, explicou.
O ministro salientou que a construção do túnel entre Santos e Guarujá é uma prioridade para o governo federal. “Nós fizemos uma reunião com todos os ministros e cada um apresentou a sua proposta. O presidente Lula quer fazer a obra (o túnel entre Santos e Guarujá). O túnel vai sair perto de onde ele morou quando veio do Nordeste. Ele conhece a região e a necessidade. Agora estamos modulando, se vamos fazer em formato de PPP (Parceria Público-Privado) e se o Governo do Estado pode ajudar. Seria muito bom se o governador pudesse ajudar”, afirmou.
Ele acredita que a obra possa ser feita em tempo recorde. “Você pode usar estruturas que já existem em outros lugares do mundo, constrói todo o túnel fora e depois transporta para cá”, explicou.
O ministro lembrou que, no modelo de privatização da autoridade portuária planejada no governo anterior a compradora só iria começar a construir o túnel sete anos após tomar posse da empresa. “É muito tempo”, destacou.
Integração do porto com a população
França avalia que a reinauguração do Museu do Porto tem caráter simbólico. “A gente tem insistido muito que o porto não pode ser uma coisa de costas para a cidade. O porto é o principal equipamento público federal na nossa região. Ele pertence aos brasileiros e, mais do que nunca, as pessoas querem conhecer as coisas do porto. Queremos que a nossa população e quem nos visita se sintam integrados a mais um equipamento importante, que vai ajudar a contar a história da nossa região e do Brasil”, afirmou.
“Alguns dos sindicalistas aqui presentes precisam tomar cuidado, senão vão acabar ficando no museu”, brincou. “São anos e anos de luta e eles se confundem com a história do porto, completou.
Estivadores fazem pedido
Antes da cerimônia de reinauguração, o ministro recebeu um grupo de estivadores avulsos, que reivindicam a reabertura do cadastro de trabalhadores do Orgão Gestor de Mão de Obra (OGMO).
O ministro entendeu a solicitação e se comprometeu a tentar uma solução para a questão, uma vez que o OGMO é uma entidade privada.
Museu do Porto reabre para o público
Fechado desde o início da pandemia, há três anos, o Museu do Porto de Santos voltará a ser aberto à visitação pública na terça-feira (27). O local conta com um acervo com mais de 800 peças, entre equipamentos antigos, documentos, pinturas e a locomotiva “Lavoura”, que enfeita a área externa.
As instalações do Museu receberam melhorias de reforço estrutural e revitalização externa. O casarão onde está instalado foi morada e escritório de Guilherme Weischenk, engenheiro-chefe da antiga Companhia Docas de Santos.
A partir desta terça-feira (27), o Museu volta ao funcionamento regular das 09h às 17h, com equipe dedicada e visitas guiadas a cada meia hora, limitadas a 20 pessoas por vez.
O Museu do Porto de Santos fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, esquina com Rua Conselheiro João Alfredo, bairro Macuco, em Santos. Quem desejar visitar pode agendar horário pelo e-mail [email protected].