Baixada Santista

Mais de 540 toneladas de lixo são recolhidas na orla de Praia Grande após o Réveillon

03/01/2022
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande intensificou a manutenção do local durante o feriado de Ano Novo. Com isso, cerca de 700 funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realizaram das 2 às 8 horas do dia 1º de janeiro a manutenção completa da faixa de areia e calçadão, resultando em 542 toneladas de lixo recolhidas no local somente neste período. O serviço voltou a ser realizado no trecho, a partir das 19 horas do mesmo dia, e ao longo de todo o final de semana as equipes retiraram da orla 1.652 toneladas de lixo.

Além dos 700 funcionários, a limpeza da madrugada de réveillon contou ainda com o auxílio de aproximadamente 50 caminhões e 30 maquinários específicos. Além da limpeza especial durante as primeiras horas de 2022, desde o dia 15 de dezembro, a limpeza da orla está sendo realizada de forma intensificada e conta com aproximadamente 500 funcionários atuando exclusivamente na limpeza da faixa de areia, calçadão e Avenida Presidente Castelo Branco, sempre a partir das 19 horas. A ação intensificada deve seguir até dia 31 de janeiro.

Ao longo da orla também foram instaladas caçambas de 1.000 litros, que somadas às lixeiras do calçadão podem ser utilizadas para o descarte do lixo dos frequentadores da praia.

As equipes são divididas em três: a de limpeza do calçadão (com limpeza manual e com o auxílio de vassouras elétricas e caminhão varredeira), a que realiza o serviço na faixa de areia e funcionários que trabalham no apoio do serviço (entre setores administrativos, motoristas, ajudantes de caminhão e coletores de lixo recolhidos na orla).

A secretária de Serviços Urbanos, Soraia Milan, explicou que a intensificação da limpeza durante a temporada é comum na cidade. “Praia Grande costuma receber muitos turistas no verão e a praia é, sem dúvida, um dos destinos mais procurados. Com o trabalho de limpeza mais intenso e realizado em sua maioria no período noturno, deixamos o local mais agradável, sem incomodar os banhistas”, afirmou.