O presidente Lula deu entrada na UTI após uma cirurgia de emergência para cessar uma hemorragia no crânio. A equipe médica de Lula afirma que o presidente está bem e sem sequelas. Manifestantes protestaram em frente ao Hospital Sírio-Libanês pelo presidente não realizar o procedimento na rede pública.
No programa Debate na Redação, o advogado Joaquim Fernandes acredita que não deve haver um protesto dessa forma, pois comparativamente o outro presidente, que perdeu a eleição, também foi tratado em hospital de primeira linha, onde havia até mesmo um avião a disposição caso fosse necessário. Para ele, o presidente deveria dar exemplo se todos tivessem o mesmo tratamento.
Para Joaquim, a população brasileira está com uma carência enorme de liderança no país, pois há dois líderes ruins, Lula e Bolsonaro. “Não podemos negar que o Lula é uma das grandes lideranças da história brasileira e o Bolsonaro é um grande líder, mas eu, não me simpatizo com nenhum dos dois”.
Outro assunto debatido no programa foi que Ronaldo Caiado defendeu Tarcísio. Grande nome direita para presidência, Caiado saiu em defesa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Caiado afirmou que a crise na PM de SP é fabricada e que o crime será beneficiado. Ele ainda afirma que as críticas a Tarcísio tem como objetivo fortalecer o projeto de Lula para a segurança. Para Joaquim, isso é uma grande bobagem, pois o próprio governador admitiu que está errado.
Joaquim comenta que não se recorda de nos últimos tempos o governador, em meio a grandes questões falar ‘me desculpe, eu errei’. Hoje mesmo, ele estava reunido com os coronéis da PM para dar um novo norte na PM, pois o que acontece, não é fabricado como diz.
Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=yDLJ94AEX4c