Saúde

Languidez, uma epidemia dentro da pandemia

06/09/2021
Freepik

Além das mortes e sequelas físicas, a pandemia também tem provocado danos emocionais cujos impactos ainda são impossíveis de serem medidos. Especialistas indicam a predominância de um sentimento que compromete a produtividade e o convívio social e, em casos extremos, pode levar ao suicídio: a languidez.

Não se trata de depressão ou ansiedade. A languidez, ou lassidão, é a sensação de “vazio entre a depressão e o êxtase”, como define o psicólogo Adam Grant, professor da Universidade da Pensilvânia, um dos primeiros a alertar para o tema.

A languidez é um estado de desânimo, mas que não impede a pessoa de prosseguir fazendo as atividades como se estivesse cumprindo funções mínimas, ainda que sem muito desejo e vontade.

Estado agudo de angústia
“É como se você estivesse confundindo seus dias, olhando para sua vida através de um para-brisa enevoado. E pode ser a emoção dominante de 2021”, alerta Adam Grant, em artigo publicado no New York Times. O psicólogo acrescenta que o problema é uma “condição crônica”, um “estado agudo de angústia” causado principalmente pelo prolongamento da pandemia.

“A languidez é o filho do meio negligenciado da saúde mental. É o vazio entre a depressão e o florescimento – a ausência de bem-estar. Você não tem sintomas de doença mental, mas também não é a imagem da saúde mental. Você não está funcionando com capacidade total. O lânguido entorpece sua motivação, atrapalha sua capacidade de se concentrar e triplica as chances de reduzir a produtividade. Parece ser mais comum do que a depressão grave e, de certa forma, pode ser um fator de risco maior para doenças mentais”.

Inimigo irreconhecível
O psicólogo acrescenta que a situação vai se agravando à medida que a pessoa não percebe que sua saúde mental está se deteriorando. “Quando você não consegue ver o seu próprio sofrimento, você não busca ajuda ou nada faz para ajudar a si mesmo”, diz Adam Grant.

Ele afirma que, no início, não reconheceu os sintomas que pessoas à sua volta estavam sentindo: “Amigos mencionaram que estavam tendo problemas para se concentrar. Colegas relataram que, mesmo com as vacinas no horizonte, eles não estavam animados com 2021. Não foi esgotamento – ainda tínhamos energia. Não era depressão – não nos sentíamos desesperados. Nós apenas nos sentimos um tanto sem alegria e sem objetivo”.

Antídoto para a languidez
No artigo, Adam Grant aponta a “fluidez” como estratégia para combater a languidez. “Durante os primeiros dias da pandemia, o melhor indicador de bem-estar não era o otimismo ou atenção plena – era o fluxo. Pessoas que se tornaram mais imersas em seus projetos conseguiram evitar a languidez e mantiveram sua felicidade pré-pandêmica”, afirma Adam Grant.

“Durante os primeiros dias da pandemia, o melhor indicador de bem-estar não era o otimismo ou atenção plena – era o fluxo. Pessoas que se tornaram mais imersas em seus projetos conseguiram evitar a languidez e mantiveram sua felicidade pré-pandêmica”, afirma Adam Grant.

Para ele, uma maneira de fluir seria impor uma “dificuldade administrável”, ou seja, “um desafio que amplia suas habilidades e aumenta sua determinação. Isso significa reservar um tempo diário para se concentrar em um desafio que é importante para você”.

Adam Grant ressalta nossa sociedade considera normal as pessoas os desafios da saúde física, mas estigmatiza os desafios da saúde mental. “No momento em que nos dirigimos para uma nova realidade pós-pandemia, é hora de repensar nossa compreensão de saúde mental e de bem-estar. Reconhecendo que muitos de nós estamos enlanguescendo, podemos começar a dar voz ao desespero silencioso e iluminar um caminho para sair do vazio.”

Setembro Amarelo
Setembro é o mês escolhido para reforçar a atenção para os problemas emocionais e a prevenção do suicídio. Com atuação nacional, o Centro de Valorização da Vida (CVV), que completa 50 anos de existência em 2022, oferece atendimento gratuito, por diversos canais, sendo o principal o telefone 188. Mais informações no site www.cvv.org.br.