Esportes

Judoca de Santos passa a integrar base de Seleção Brasileira

11/02/2025 Da Redação
Divulgação

Giovana Imhof (a segunda na foto, de esq. p/ dir.), judoca de apenas 15 anos, atleta da Fupes, conquistou vaga para a base da Seleção Brasileira ao ganhar a medalha de ouro no CBI Meeting Nacional Cadete (até 18 anos) realizado no Iate Clube de Brasília.

A vitória firmou a atleta como o principal nome do País da categoria de base, até 44kg, garantindo participação em estágio internacional, na Alemanha, em março, e a vaga para defender a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano Cadete, em abril, no Peru.

Giovana  venceu quatro lutas, uma adversária paulista, duas cariocas e, na final, a representante do Mato Grosso do Sul. A santista chamou a atenção de todos na competição após vencer todas as disputas por newaza (luta no solo), mostrando amplo domínio das técnicas.

A vitória confirmou a ascensão de Giovana como uma das grandes promessas do judô brasileiro. Em dezembro do ano passado, ela já havia vencido a disputada seletiva nacional sub-18, em São Paulo, quando foram definidas as melhores do País para disputarem o meeting.

“Almejei esse resultado desde a minha conquista na Seletiva Nacional. Nesse intervalo de tempo, abdiquei de festas e férias e procurei focar ao máximo nos treinamentos, procurei corrigir os meus erros, conhecer minhas possíveis adversárias e trabalhar minha mente. O objetivo foi atingido, mas sei que meu caminho ainda é longo e tenho que continuar focada e evoluindo cada vez mais”, diz a judoca da Fupes, que tem na programação a disputa da Seletiva do Brasileiro Região 5, ainda em fevereiro, e a Copa São Paulo Divisão Especial, em março.

Os resultados deixaram a judoca da Fupes na liderança do ranking nacional da sua categoria e ela já está convocada para a participação no primeiro estágio internacional de 2025, que será em Bad Blankenburg, na Alemanha. Além disso, representará o País no Pan-Americano Cadete. Em 2024, a jovem também foi presença constante no pódio em competições pelo País.

O técnico de Giovana e da Fupes, Anderson Fonseca, afirma que a atleta é diferenciada, que se entrega completamente ao judô, demonstrando dedicação, persistência e paixão e procurando sempre aprimorar suas habilidades e técnicas.

“As disputas no Meeting Nacional Cadete não foram fáceis. Ela enfrentou adversárias de alto nível técnico, mas em todos os momentos, passou cada desafio com determinação, sem se abalar e sempre buscando dar o seu melhor”, observa o professor.

“Graças à sua personalidade e empenho, conquistou o resultado almejado. Agora, retornaremos a Santos para ajustar o que for necessário para as próximas competições”, completa Anderson.