Carnaval

Jornal da Orla na apuração do Carnaval de Santos 2025

25/02/2025 Isabela Marangoni
Fernando Yokota

O Jornal da Orla já está a postos para acompanhar a apuração do Carnaval de Santos 2025.

Quatro julgadores deram notas a nove quesitos dos desfiles: bateria, harmonia, evolução, enredo, samba de enredo, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, e comissão de frente.

Na apuração, no Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), a menor das quatro notas será descartada.

O regulamento do desfile deste ano está com uma novidade: duas do Grupo de Acesso vão subir ao Grupo Especial no carnaval de 2026. Também está previsto que as duas últimas colocadas do Grupo Especial cairão para o Grupo de Acesso no próximo ano, mantendo o carnaval santista com oito escolas no Grupo Especial e sete no Acesso.

Para Fábio Przygoda, Presidente da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), as agremiações superaram as expectativas nos dois dias de desfile e a expectativa para a apuração é a melhor possível. “Os carnavalescos conseguiram desenvolver os enredos da melhor maneira. Acredito que vai haver um equilíbrio entre os grupos novamente, como no último ano. Os detalhes vão definir a campeã do Carnaval de Santos”.

Já o Secretário de Cultura de Santos Rafael Leal, comenta que neste ano teve um aumento da competitividade entre as escolas devido a um detalhe importante. “O primeiro quesito a ser lido hoje será a harmonia, mas o último será o enredo – o primeiro critério de desempate. As histórias que as agremiações contaram na avenida vão ser essenciais para definir quem vai subir ou cair”.

A campeã do Grupo Especial leva o prêmio de R$ 32.208,00. Já a vice-campeã ganha R$ 17.072,00.

Acompanhe também a transmissão em nosso canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=BGQW7aLqapo)