O Jornal da Orla não apenas acertou a pesquisa eleitoral sobre a eleição para prefeito de Santos, no sábado (26), como também divulgou em primeira mão no domingo (27), minutos após o fechamento das urnas, a reeleição do prefeito Rogério Santos.
Poucos minutos depois das 17h30 de domingo o Jornal da Orla divulgou em sua conta oficial no Instagram que o prefeito Rogério Santos havia vencido a eleição com uma vantagem de 15 mi votos sobre sua adversária, a deputada federal Rosana Valle (PL). O resultado oficial sairia apenas cerca de duas horas depois.
A informação em primeira mão só foi possível porque o jornal teve acesso a uma contagem paralela que é realizada em toda eleição por fiscais dos partidos políticos.
Funciona da seguinte maneira: encerrada a votação, os fiscais de todos os partidos recebem filipetas oficiais do TSE com os votos registrados para cada candidato. Os fiscais fazem a soma de votos de cada seção eleitoral e encaminham os números para a campanha de seus candidatos.
Faltavam ainda 3% de urnas a serem apuradas, quando o Jornal da Orla fez uma estimativa com os números que já havia conseguido: Rogério Santos estava reeleito com uma vantagem de 15 mil votos, conforme anunciou, pouco depois das 17h30, o diretor de redação do Jornal da Orla, Edison Carpentieri, em nossa conta oficial no Instagram.
O resultado oficial do TSE sairia cerca de duas horas depois e confirmava a vitória de Rogério Santos por 14.970 votos, apenas 30 votos a menos do que foi anunciado pelo jornal.
DataOrla cravou resultado um dia antes da eleição
No sábado (27), véspera da eleição, o Jornal da Orla divulgou pesquisa do Instituto DataOrla sobre a eleição em Santos. Os números mostravam que Rogério Santos teria 54% dos votos válidos e Rosana Valle 46%.
Números bastante próximos ao resultado oficial divulgado domingo à noite pelo TSE: Rogério Santos foi reeleito com 53,37% dos votos válidos e Rosana Valle obteve 46,63%.
A pesquisa foi coordenada pelo cientista político Jairo Pimentel, diretor do DataOrla.
Na eleição para prefeito em 2020, a pesquisa coordenada por Pimentel e divulgada pelo Jornal da Orla também acertou. Nossa pesquisa indicava a vitória de Rogério Santos com 50,40% dos votos válidos; o resultado oficial do TSE mostrou a vitória de Rogério com 50,58% dos votos válidos, uma diferença de apenas 0,18% dos votos válidos.