Esportes

Irmãos santistas brilham no Brasileiro de Canoa Havaiana e disputarão Mundial

19/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Os irmãos santistas Rodrigo e Gabriel Miranda Silva brilharam no Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana, disputado no último sábado, em Vila Velha, no Espírito Santo. Conhecido como Mascote, Rodrigo sagrou-se tricampeão brasileiro Júnior na categoria OC1 de longa distância. Já Gabriel faturou a medalha de bronze na V1.

Aos 18 anos, Rodrigo é considerado uma das grandes promessas da canoagem nacional. “Foi uma prova difícil, com mar agitado e contou a experiência porque nunca tinha feito essa prova na cidade”, diz. Seu foco agora é o Campeonato Mundial, que será disputado em agosto, em Londres, na categoria V1 Sprint Jr. 19.

Para isso, ele é treinado por um dos grandes ídolos brasileiros da modalidade, Sebastian Cuattrin, maior medalhista do País em Jogos Pan-Americanos, com 11 pódios. Atualmente, ele é gerente do Comitê Internacional de Canoagem e mora em Lausanne, na Suíça.

A tecnologia é fundamental no acompanhamento do jovem santista. “Através de uma fita cardíaca usada nos treinos e um GPS, ele encaminha um resultado diário para minha análise do seu desempenho. A partir daí, eu analiso os gráficos e monto a planilha de treinamento dentro e fora da água”, explica o técnico.

O caçula Gabriel, de 15 anos, garantiu com o bronze a vaga para disputar o Campeonato Sul-Americano, em novembro, no Chile, e o Mundial de 2023 em Samoa.

“Estou muito feliz e surpreso, pois em uma competição consegui vaga para disputar duas competições internacionais importantes”, disse o atleta, que é treinado por Cauê Serra, ex-atleta, campeão brasileiro e referência da modalidade em Santos.

“É muito bom poder acompanhar a evolução do Gabriel, como atleta e como ser humano. O resultado não era o que a gente esperava, por um acidente ele não conseguiu levar o ouro, mas as derrotas também ensinam e tenho certeza que ele vai despontar”, ressaltou o técnico.