Significados do Judaísmo

Iom HaAtzmaut – Setenta e quatro anos de Nossa Pátria

13/05/2022
Iom HaAtzmaut – Setenta e quatro anos de Nossa Pátria | Jornal da Orla

Aconteceu o milagre: ISRAEL.

Maio de1948… Foi criado um novo país: Israel, que não seria mais o sonho distante, inalcançável. É como se os profetas houvessem levantado de suas tumbas, como se suas palavras ressoassem de uma forma diferente. Surgiu um grande maravilhamento nas almas do mundo.

Aconteceu o milagre: ISRAEL. A grande virtude de um milagre não é só que seja um fenômeno inesperado e inacreditável no qual habita a presença do Sagrado, mas também que aconteça a seres humanos, que se sentem profundamente reverenciados com tal façanha.

Os judeus não entraram sozinhos em Israel, e particularmente na cidade de Jerusalém. Nós, os que pertencemos a esta geração, fomos levados à cidade de Yerushalaim por incessantes torrentes de desejos, orações intermináveis, perseverança, sonhos, de dia e de noite, durante anos, décadas, séculos, milênios, com rios de lágrimas, promessas e esperas, de todas as partes do mundo, de todos os cantos da terra.

Nossos antepassados só puderam sonhar com isso. Para aqueles entre este povo incansável que estiveram em Auschwitz, Yerushalaim sempre foi mais distante do que a lua.

Até que este mesmo bravo povo tomou o destino em suas mãos.

Hoje, Israel é a expressão do que a determinação, o sonho e a ação podem alcançar. Sem falsas utopias, sem ingenuidade, mas com todo o empenho de um país e de um povo escrevendo e reescrevendo a história.

E é neste contexto que “Hatikvá” – (“A Esperança”) foi designado como hino deste país e do povo judeu. A canção confere expressão adequada à aspiração milenar dos judeus de ser um povo livre em sua terra, Tzion.

Com o estabelecimento do estado judeu, a Esperança torna-se o hino nacional. Durante quase 80 anos deste país e com a existência de Israel ainda frágil e definitivamente não assegurada, Hatikvá estabeleceu-se como declaração relevante às aspirações de um povo.

Hoje, embora ainda Israel sofra ataques constantes e o fantasma de futuras guerras ainda pairem neste novo horizonte, fica evidente que as aspirações dos judeus se tornaram realidade de uma forma contundente.

Apesar de todas as dificuldades e ameaças, o Estado de Israel é uma das grandes histórias de sucesso do século XXI com seu passado, seu presente e seu futuro de modernidade e de uma tecnologia quase incompreensível aos demais.
Rejubilemo-nos!!

Israel aí está! Um jovem país efervescente, criativo, dinâmico. Uma das únicas democracias de toda a região. Em 74 anos, o Estado de Israel conseguiu imprimir um empreendedorismo que surpreende todos os que pensavam que esta pequena faixa de terra estava destinada ao fracasso.

Mas, Israel ainda tem muito mais a dizer. Israel nunca está no final do caminho. É o país onde nasceu a espera pela chegada da paz eterna. É o país onde a vida ganha um significado maior: de perpetuação da história, de sonho realizado e de sobrevivência, o país do respeito ao passado e certamente da confiança no futuro.

Temos que homenagear quem perdemos, comemorar o que conseguimos e lutar sempre pelo que almejamos.

Embora ainda existam vários pontos de conflito, a parceria entre judeus e árabes em Israel tornou-se fato, não obstante as dificuldades.

É isto que comemoramos em Iom HaAtzmaut, apesar de todos os desafios ainda presentes. É esta possibilidade de convivência e de tolerância, que servem de exemplo para o mundo.

Devemos dar devido crédito ao povo judeu por sua iniciativa de reabilitar a história e por estabelecer lugares de memória. Nem sempre é fácil. De fato, às vezes é extremamente difícil, e os conflitos regionais colocam este país sempre na berlinda, no autoexame ético.

O Iom HaAtzmaut é uma data perfeita e marco plausível para que se deem passos que levem ao estreitamento da solidariedade.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.