Baixada Santista

Guarujá terá serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência

13/01/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Guarujá dá um passo importante para romper com o ciclo de violência contra a mulher. Na quarta-feira (12/1), como parte das comemorações do padroeiro da Cidade, o prefeito assinou o contrato de locação de um imóvel destinado à Casa Artemis. Trata-se de um serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero. A previsão é que o acolhimento seja aberto ainda neste primeiro trimestre.

O objetivo é garantir a integridade física e psicológica das mulheres em situação de risco de morte, bem como dos seus filhos. O programa busca auxiliar às mulheres no processo de reorganização de vida e resgate da autoestima.

Para isso, o trabalho é articulado com a rede de serviços socioassistenciais e políticas públicas, a fim der ofertar atendimento social e psicológico para as usuárias e seus dependentes, quando estes estiverem sob sua responsabilidade.

O serviço de acolhimento institucional é desenvolvido em local sigiloso, podendo ser de longa duração (90 a 180 dias) ou de curta duração (15 dias). A casa terá o funcionamento em regime de co-gestão, que assegure a obrigatoriedade de manter o sigilo quanto à identidade das usuárias.

No local, será ofertado alimentação, higiene, acessibilidade, segurança e todo o atendimento que favoreça o convívio familiar e comunitário serviço poderá ser acessado pelo Disque 100.

Veículo do Idoso

Durante a cerimônia também foi entregue um veículo zero km e um kit de equipamentos para o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). Os materiais foram adquiridos por meio de emenda parlamentar da deputada Rosana Valle e fazem parte do Programa Federal de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos, o Pró-DH.

Programação do Padroeiro prossegue nesta quinta-feira (13/1)

Para estimular a geração de novos postos de trabalho e aquecer a economia, a Prefeitura de Guarujá lançará oficialmente nesta quinta-feira (13), às 10 horas, no Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350, Jardim Tejereba), o Programa de Desenvolvimento da Economia e Atração de Investimentos (Pró-Guarujá).

Já às 16h30 será realizada a entrega da reforma da quadra da Escola Municipal Doutor Napoleão Rodrigues Laureano (Ruas Osvaldo Aranha, 265 – Jardim Maravilha).

Na programação religiosa, às 19h30, acontece o 2º dia do Tríduo em louvor a Santo Amaro. A celebração será realizada na Capela Santo Amaro, que fica na Rua Waldemar Tangary, 316 – Jardim Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho.