Neste mês da Igualdade Racial, a Prefeitura de Guarujá e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra promovem diversas palestras sobre Consciência Negra nas escolas da Cidade. Como estabelecido pelo cronograma da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), as ações começam na segunda-feira (11), na Escola Municipal Ary Silva Souza (Rua Jose Terto do Santos Filho, 136 – Jardim Mar e Céu), com o tema “Enfrentamento ao Racismo” e “O Que é Considerado Racismo?”.
De acordo com a Lei 10.639/2003, os estabelecimentos de nível fundamental e médio, sejam eles públicos ou particulares, são obrigados a ensinar sobre a História e Cultura Afro Brasileira. Em Guarujá, a iniciativa será dividida em dois dias: o primeiro reservado ao corpo docente, funcionários e equipe gestora das instituições e, no segundo dia, são os estudantes que participam da palestra.
Além da Ary Silva Souza, a Escola Municipal Professor Benedito Cláudio recebe a iniciativa nos dias 18 e 19, e a Escola Lucimara de Jesus Vicente nos dias 25 e 26. O gestor de Programa da Sedhuci, Carlos Eugênio, falou sobre a iniciativa. “As escolas abrirem suas portas apenas para falar sobre a importância de combater o racismo é algo inédito. Todos os funcionários participam da palestra em um dia e, os alunos, no dia seguinte, fazendo com que a iniciativa atinja a escola como um todo”, explicou.