Baixada Santista

Guarujá forma primeira turma do curso de Hotelaria Solidária

20/12/2021
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Qualificação profissional foi promovida em parceria com o Casa Grande Hotel Resort & Spa durante três meses

O Fundo Social de Solidariedade de Guarujá (FSS), em parceria com o Casa Grande Hotel Resort & Spa, formou a primeira turma do curso ‘Hotelaria Solidária’ na quinta-feira (16/12). A formatura seguiu todos os protocolos de combate à covid-19 e contou com a presença da vice-prefeita da Cidade e do presidente interino do FSS.

A capacitação, inédita na Baixada Santista, é um projeto piloto de qualificação profissional gratuito na área de hotelaria, com duração de três meses, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesta primeira turma, que teve as atividades iniciadas em 14 de setembro, nove munícipes foram certificados.

Durante o curso ministrado no Casa Grande Hotel Resort & Spa, os alunos adquiriram habilidades em áreas como governança, cozinha e atendimento ao cliente. Todos os participantes receberam uniforme, crachá, apostilas, vale transporte e alimentação no local.

De acordo com a vice-prefeita, a formação dos guarujaenses simboliza uma grande conquista para a municipalidade. “Guarujá é uma grande potência na rede hoteleira e por isso aposta na mão de obra qualificada. É uma iniciativa que promove dois benefícios de uma vez só: capacitação individual e mais qualidade na prestação de serviços”, destacou.

Para o presidente interino do FSS, a concretização desta primeira edição do curso é um anseio antigo do Município e dará muitos frutos. “O objetivo do projeto, que é fomentar as oportunidades dos participantes no mercado de trabalho, já foi atingido. Agora, o importante é que os alunos continuem buscando conhecimento”, enfatizou.

A data para a formação da segunda turma do curso ainda está sendo definida. No entanto, a previsão é que ainda no primeiro semestre de 2022, novos munícipes sejam capacitados.

De volta ao mercado de trabalho

Um mês de curso. Este foi o tempo necessário para Rodrigo Siqueira Sobral, de 35 anos, voltar ao mercado de trabalho. Ele conta que já estava há sete meses desempregado, quando ingressou na primeira turma da iniciativa ‘Hotelaria Solidária’.

“Antes do curso, eu já era garçom. Mas não pude deixar passar a oportunidade de aprimorar os meus conhecimentos em um dos melhores hotéis de Guarujá, uma grande escola. Sou muito grato por essa porta que se abriu, pois graças aos responsáveis pelo treinamento, fui indicado para a vaga em uma espetaria. Estou empregado e com carteira assinada”, comemorou.