Baixada Santista Meio Ambiente

Guarujá é aprovada pelo júri nacional para receber três selos da Bandeira Azul

06/06/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho, Guarujá recebeu a aprovação do júri nacional do selo mundial de qualidade ambiental Bandeira Azul para receber três certificações simultaneamente. Além da Praia do Tombo, que caminha para a sua 13ª premiação da Bandeira Azul, o selo internacional poderá ser mantido na Marinas Nacionais, que já foi premiada por nove edições, e concedido pela primeira vez ao Iate Clube de Santos, que fica em Guarujá.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebeu a notícia do júri nacional na quarta-feira (1°/6), na reunião virtual do programa com representantes de todo o Brasil. Guarujá cumpriu todos os critérios estabelecidos para a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. A Cidade figura com três espaços no grupo seleto de 40 locais, sendo 29 praias e 11 marinas, no País.

Com a conquista, o Município avança mais um passo na política de desenvolvimento sustentável e poderá ostentar três espaços com a Bandeira Azul hasteada no próximo ano. Guarujá tem chances de ser o único município paulista com três bandeiras azuis hasteadas simultaneamente. A Cidade já detém o título da praia mais premiada do Hemisfério Sul, com o Tombo.

A primeira vez que Guarujá recebeu a Bandeira Azul foi em dezembro de 2010, na Praia do Tombo, título que mantém até hoje. O selo de qualidade ambiental foi concedido a Marinas Nacionais, pela primeira vez, em novembro de 2013.

Requisitos
Critérios como infraestrutura para munícipes e turistas, qualidade da água, educação ambiental, segurança, turismo sustentável, gestão ambiental, responsabilidade social são alguns dos requisitos definidos para receber a certificação reconhecida em todo o planeta. A meta é conscientizar a sociedade, empresários do setor náutico e gestores públicos sobre a necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

Etapas
O próximo passo é o encaminhamento dos 40 espaços brasileiros classificados ao júri internacional do selo ecológico. A reunião ocorre em setembro e divulgação do resultado em outubro. A certificação é concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma organização não governamental internacional, com origem na Dinamarca.