Livros e mais livros

Gótico nordestino, contos sombrios pela rica lente do folclore nordestino

03/08/2022
Gótico nordestino, contos sombrios pela rica lente do folclore nordestino | Jornal da Orla

“Muitas coisas no mundo…andam estranhas…”. Eis a epígrafe que abre este delicioso e assombrado livro. São nove contos, todos encantados pelo riquíssimo folclore nordestino e repletos de fantasia e horror. Medos antigos são reinventados, medos regionais são apresentados ao leitor, tudo devidamente envolvido numa talentosa bruma de terror.
Ambientados em momentos emblemáticos da história brasileira, todos os contos são pétalas de horror que compõem esta rosa negra em forma de livro. O leitor, tragado para um mundo sombrio, é desafiado a transitar num vilarejo cercado por onças (As onças), a encarar uma epidemia de efeito contrário que faz os mortos voltarem à vida (Lázaro), a acompanhar fanáticos incendiários até a noite final do mundo (Firestarter), a testemunhar uma perturbadora maldição de família (A mulher dos pés molhados), a se defrontar com uma macabra e sedutora noiva (A noiva) e, claro, a se aterrorizar com um vampiro, mas um vampiro como nunca se viu (Vampiro).
Assuste-se.
Motivos para ler:
1- O paraibano Cristhiano Aguiar, formado em letras pela Universidade Federal de Pernambuco, é escritor, crítico literário e professor. Edificar um livro conceitual de contos não é tarefa fácil, mas o autor tirou o desafio de letra e entregou um mosaico de terror estupendo. Um escritor brasileiro para se acompanhar;
2- A narrativa de terror, tão comum no mundo todo, ganha, com Gótico nordestino, um valioso contributo brasileiro;
3- O conto é uma excelente porta de entrada para a literatura. A escrita rápida e o texto ágil cativam o leitor sem assustá-lo ou cansá-lo, além de permitir intervalar a leitura sem causar descontinuidade. Uma dica, portanto, para quem sente dificuldades em percorrer um livro inteiro: comece com bons livros de contos.