Sala de Ideias

Gastos sazonais podem detonar orçamento pessoal

08/12/2021
Pixabay

Ricardo Maila Hiraki

Despesas não programadas, como comprar um presente, podem levar a endividamento

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não são os gastos fixos os principais responsáveis por acabar com o dinheiro do mês, mas sim os gastos sazonais.

Imagine a situação: Faltam poucos dias para o próximo salário pingar na conta corrente e tudo está sobre controle.

Ou seja, as contas da casa foram pagas, o mercado foi feito, o cartão de crédito está pago totalmente e no dia do vencimento. Parece que nada pode te tirar da trilha de continuar organizado e com o mínimo da saúde financeira em dia.

Você sabe de cabeça a média de gastos que tem e o que precisa fazer para se manter equilibrado e vencer mais um ciclo. Mas não será dessa vez.

De repente, lembra que é aniversário do afilhado e não poderá deixar de ir, menos ainda sem presente. E ao entrar no carro percebe que chegou o momento da manutenção trimestral, junto com o Dia dos Namorados.

Pois é, o cartão de crédito será a salvação, mas e os meses seguintes? É assim que gradativamente entramos em endividamento.

Como fazer a organização financeira?

Costumamos ver o orçamento em períodos mensais e não o prever em uma linha do tempo futura.

Nessa organização é importante realizar o exercício de planejar períodos dos próximos doze a vinte quatro meses para facilita a previsão das demandas. Incluindo as sazonais, e assim diluir o orçamento de modo mais equilibrado nos períodos que antecedem.

Dessa forma, o registro de despesa de hoje facilitará as próximas previsões tornando-as mais assertivas.

Como funcionam os gastos sazonais?

Os gastos sazonais costumam ter relação com presentes que damos a família, mãe, namorada, amigos, professor, etc.

Existem muitos modos de ver isso dentro de cada ciclo social, mas em alguns deles, é interessante ter a transparência de falar que não é necessário dar algo, mas sim, demonstrar a importância por gestos e palavras.

Afinal, quantos presentes ganhou dos eventos de amigos secretos que estão lá no fundo do armário sem uso? Mas que a melhor parte foi ouvir as palavras antes de receber no dia, mesmo que tenham sido em tom de humor.

Por fim, parte das pessoas têm receitas sazonais, a exemplo de IR, décimo terceiro salário, a participação de lucros e resultados etc. (PLR); melhor que não ter dívidas é ter reservas já provisionadas para esses momentos de despesas que são mais complexas prevermos.

Mas sabe o que será bom?  Para a maior parte das pessoas é chato fazer todo esse trabalho de organização, exercícios de planejamento e deixar de fazer alguns consumos. Porém a sensação de segurança que temos é super confortante e nos dá maior foco para produzir na vida e curtir as pessoas que gostamos.

Ricardo Hiraki

Sobre Ricardo Hiraki é administrador e pós-graduado pela FGV, CEO e co-fundador da Plano Fintech, startup de planejamanto financeiro.