Baixada Santista

Fortaleza da Barra em Guarujá passa a contar com píer revitalizado e acessível

21/03/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

O acesso à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande está de cara nova. É que o principal píer responsável por possibilitar a visitação ao monumento histórico foi totalmente revitalizado, garantindo mais segurança e acessibilidade aos usuários. Para celebrar a conquista, a Prefeitura de Guarujá realizou uma cerimônia simbólica de conclusão das intervenções na última sexta-feira (11/3). A Ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e o ato contou com representantes do Ministério Público Federal, da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e da sociedade civil.

As melhorias promovidas no píer, que incluem reparos estruturais, pintura, sinalização, iluminação, além da implantação de guarda-corpo de ponta a ponta e uma escadaria integram a primeira etapa do Projeto Parque Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, de autoria da UniSantos. Entre as intervenções, o caminho que dá acesso à fortificação recebeu pavimentação e uma rampa de acessibilidade.

O projeto visa à valorização do monumento histórico e a recuperação das imediações da Praia do Góes. Por isso, nesse primeiro momento a região também foi contemplada com serviços de zeladoria e de maquinários, que efetuaram a restauração de parte da murada do Fortim do Góes.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, os feitos simbolizam uma grande conquista para a preservação da história da municipalidade, mas ainda há coisas para fazer. “Durante a vistoria final do Ministério Público Federal sobre as melhorias, aproveitamos para pleitear novos recursos para a execução completa do Projeto Parque Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. Agora, basta darmos continuidade às tratativas e não apenas aguardar uma devolutiva, mas também seguir atuando junto à população para a preservação desses bens tão preciosos”, destacou o titular da pasta.