Regional Turismo na Baixada

Fonte interativa e musical é novo cartão-postal de Guarujá

19/01/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Mais nova atração turística de Guarujá, a fonte interativa musical da Praça dos Expedicionários continua sendo bastante procurada por moradores e visitantes, que ficam extasiados com a possibilidade de brincar e interagir com as luzes e jatos d’água em frente a um dos símbolos da Cidade, a Praia de Pitangueiras.

A fonte interativa musical conta com um sistema moderno de filtragem e tratamento da água para garantir a alegria e o bem-estar dos frequentadores. O mais novo cartão-postal da Cidade tem uma caixa d’água inferior com capacidade de 13 mil litros, com bombeamento, tratamento à base de cloro e filtragem de reaproveitamento da água.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras de Guarujá, o sistema é semelhante ao de uma piscina, por isso, a água é imprópria para consumo humano. “O filtro funciona com o intuito de conter as folhas das árvores e detritos de porte semelhante. Já o tratamento de água é realizado com cloro. O piso também não escorrega. Tudo para garantir a integridade das crianças, público-alvo da atração”.

O secretário ratifica que a nova atração é fruto de convênio conquistado pela Prefeitura junto ao Dadetur – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, do Governo do Estado, específico para aplicação em obras de cunho turístico. Foram investidos na fonte interativa musical R$ 995,7 mil.

Horário de funcionamento

A novidade funcionará às segundas, quartas e quintas das 19h30 às 20h e das 21h30 às 22h. Sextas, sábados e domingos, há um horário adicional de funcionamento, das 18h30 às 19h. A fonte ficará fechada todas as terças-feiras para manutenção. A seleção de músicas executadas durante o funcionamento da fonte privilegia o público infanto-juvenil.

Regras pra uso

Estão proibidos ambulantes no perímetro da fonte, luaus, festas ou aglomerações. Andar de bicicleta, skate, patins, hoverboard ou qualquer outro equipamento veicular também não é permitido, assim como a presença de animais e o uso de xampu, sabonete ou produtos químicos similares, como cremes corporais. Também é proibido obstruir a saída dos jatos d’água, sentando ou pisando nas grelhas nas quais estão embutidos os sistemas de drenagem.