Em clima de festa e com trilha sonora especial, o Projeto Cidadão premiou, na terça-feira (27), os vencedores do concurso cultural promovido pelo Jornal da Orla que, nesta edição, teve como tema “Santos, cidade do Rei e do Museu Pelé”. A cerimônia aconteceu na UME Andradas II, na Aparecida, e foi prestigiada por alunos, professores, familiares e pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. A abertura do evento contou com a apresentação de um coral animado composto por pequenos estudantes da escola, que cantaram músicas alusivas ao futebol e à seleção brasileira, entre elas, “Pra frente Brasil”.
Paulo Alexandre Barbosa atentou para a importância da iniciativa do Jornal da Orla. “Esse é um projeto muito importante que tem como objetivo formar o cidadão e ensinar valores que são fundamentais para que as nossas crianças possam conviver bem em sociedade”. O prefeito elogiou a escolha de Pelé como tema para esta primeira etapa do ano. “O Museu Pelé e a história dele como atleta, a importância desse museu como equipamento turístico para a cidade. Tudo isso faz com que desde cedo as crianças possam se apropriar desse patrimônio. Muitas cidades do mundo queriam abrigar o Museu Pelé e Santos será a cidade que vai mostrar ao mundo a história desse atleta. Esse é um patrimônio para esta e para as próximas gerações”.
A secretária-adjunta de Educação, Audrey Kleys, ressaltou que o Projeto Cidadão possibilita, aos educadores, trabalhar de forma lúdica, os temas propostos, fazendo despertar o interesse dos alunos. “Esse projeto é muito rico em todos os sentidos e faz com que o conhecimento que os estudantes vão buscar, por meio das pesquisas na internet, nas conversas com os palestrantes que vão até as escolas, nunca mais saia da cabeça deles”.
A diretora da UME Andradas II, Catarina Furtado, acredita que o exemplo de Pelé para os alunos foi a lição mais importante que eles aprenderam. “Essas iniciativas são importantes para que a gente possa colocar em discussão a questão do esporte, de quem é o atleta, de como um atleta deve se portar. Porque isso faz parte da construção da cidadania”.
Essa é a primeira vez que o Santos F. C. participa como apoiador do Projeto
Cidadão. O vice- presidente do clube, Luiz Claudio de Aquino Pereira, destacou a preocupação do Santos com as questões sociais e garantiu o apoio do clube nas próximas edições do projeto. “O Santos F. C. vai muito além do futebol e tem um DNA de responsabilidade social. A experiência de participar dessa iniciativa foi especial. Estaremos nas próximas oportunidades”.
O Projeto Cidadão é realizado há 10 anos pelo Jornal da Orla em parceria com a Prefeitura de Santos, através da Secretaria da Educação. Nesta etapa, o projeto teve o apoio do Santos Futebol Clube e Foto Louzada. Edison Carpentieri, diretor de redação do Jornal da Orla, parabenizou os alunos e educadores pela participação e carinho com o projeto. “As crianças e os professores estão nos ensinando que é possível construir um mundo melhor e esse mundo a gente constrói a partir da nossa cidade. Estamos muito felizes em poder colaborar, de forma pequena, nesse trabalho que é de suma importância para a construção da cidadania”.
TV na Escola
Durante a entrega dos prêmios, Edison Carpentieri aproveitou para anunciar o apoio do Jornal da Orla em um novo projeto da Secretaria de Educação de Santos, o TV na Escola, em que os alunos participantes dos grêmios estudantis da rede municipal irão produzir reportagens em vídeo sobre os diversos temas abordados em sala de aula. O bissemanário doou uma filmadora, equipamento essencial para o desenvolvimento do projeto.
De acordo com Audrey Kleys, os alunos irão descobrir, dentro da unidade onde estudam, como abordar os assuntos com essa nova linguagem. Além de serem veiculadas no site da Secretaria de Educação, as matérias produzidas pelos estudantes serão transmitidas no portal do Jornal da Orla e no programa semanal Jornal da Orla na TV. “Para a criança, isso é uma premiação, um estímulo ao conhecimento e vai contribuir para melhorar a qualidade da educação porque, quando se tem algo inovador, o aluno se interessa”, ressaltou a secretária-adjunta.
Confira os vencedores em cada categoria do Projeto Cidadão