Além dos gols e títulos memoráveis ao time praiano, o casamento entre Santos e o “rei do futebol” trouxe notoriedade ao município, tornando-o rota de turistas de vários lugares do mundo. A partir de junho deste ano, os casarões do Valongo passarão a abrigar o Museu Pelé, cuja inauguração celebrará a realização da Copa do Mundo no Brasil.
Esta etapa do Projeto Cidadão, uma iniciativa do Jornal da Orla em parceria com a Secretaria de Educação de Santos, com apoio de Foto Louzada, tem como tema “Santos, cidade do rei e do Museu Pelé”. Além de destacar a importância do Rei do Futebol, o projeto busca também mostrar quais consequências positivas que o funcionamento do Museu trará para a cidade e seus moradores.
A abertura desta etapa foi realizada na terça-feira (29), na escola municipal Rubens Lara, no Morro da Nova Cintra. Os alunos deram as boas-vindas ao projeto com apresentações de dança, que mesclaram coreografias e embaixadinhas.
O secretário de Turismo, Luiz Dias Guimarães, destacou o entusiasmo dos estudantes com o Mundial e o novo equipamento turístico. “O fato de estarem em contato com essas atividades e de conhecerem em detalhes desperta nas crianças uma motivação, autoestima e comprometimento com as coisas da cidade”.
O ex-jogador de vôlei e secretário de Esportes de Santos, Cidão, participou, pela segunda vez, da abertura do Projeto Cidadão. Ao bater um papo com os pequenos, ele contou um pouco de sua trajetória como atleta e parabenizou a iniciativa do Jornal da Orla por incentivar o esporte como tema das disciplinas aprendidas em sala de aula. “A Copa é um dos maiores eventos esportivos do mundo. Então, a gente precisa conscientizar essas crianças para que elas sejam multiplicadoras, levem o esporte para dentro de casa e o vivenciem a cada dia”, explicou o secretário.
A diretora da unidade, Maria Adelaide Bouçós, festejou a adesão da escola ao Projeto Cidadão. “Quando surgiu a oportunidade de o Jornal da Orla lançar o projeto aqui, a gente abraçou porque faz parte do nosso dia a dia participar de atividades que incentivem o esporte e a inclusão social”, destacou.Estudantes atuam como multiplicadores de informação
Uma iniciativa do Jornal da Orla, o Projeto Cidadão é desenvolvido há 10 anos, em parceria com a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria da Educação, com o apoio de diversas empresas. O objetivo é fazer com que os alunos da rede municipal de ensino atuem como agentes multiplicadores de informação, contribuindo, para a construção de um país mais justo e solidário.
Em sala de aula, os professores vão desenvolver o tema, auxiliados por uma cartilha produzida especialmente para o projeto. O material traz os principais fatos da carreira de Pelé, os detalhes da história da construção do museu e os benefícios que o equipamento trará para o desenvolvimento da economia e turismo de Santos. Sexta-feira (9) é o prazo máximo para todos os educadores receberem a cartilha pela internet.
Após abordagem do assunto, os alunos serão convidados a produzir trabalhos para um concurso cultural. As crianças das 1ª a 5ª séries vão concorrer com desenhos alusivos ao tema, feitos a lápis, canetinha, giz de cera ou tinta. Já os alunos do 6º ao 9º anos escreverão redações com, no mínimo, 10 linhas. O material, que deve ser entregue até o dia 16, passará pela avaliação de um corpo de jurados para que sejam eleitos os melhores trabalhos. Os vencedores ganharão tablets, máquinas fotográficas, entre outros prêmios, em cerimônia que acontece no dia 27 de maio.
Todas as etapas do projeto serão divulgadas em reportagens no Jornal da Orla e no programa Jornal da Orla na TV, que é exibido nas TVs Unisantos, Santa Cecília, NET – Canal 11.ETERNA MAJESTADE
Com a trajetória repleta de títulos, honrarias e fatos curiosos, Edson Arantes do Nascimento foi tão insuperável nos gramados que, até os dias de hoje, não houve atleta que o depusesse de seu trono. Vigor físico, agilidade, habilidade no domínio da bola e velocidade de raciocínio eram algumas das características que faziam Pelé ser completo. O mineiro de Três Corações brilhou no Santos Futebol Clube e, ao encerrar a carreira, em 1977, deixou uma saudade permanente no coração de cada amante do futebol. Relembre alguns momentos brilhantes do rei do futebol:
No dia 8 de agosto de 1956, com 15 anos, Pelé chegou ao Santos FC. A sua primeira entrevista foi ao jornalista De Vaney.
Em 2 de outubro de 1974, Pelé fez sua última partida pelo Santos FC, na Vila Belmiro, contra a Ponte Preta. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Pelé pediu a bola e, em vez de matar no peito, pegou-a com as mãos e se ajoelhou no gramado, sendo aplaudido por todos.
Em 17 de julho de 1968, no estádio El Campín, em Bogotá, durante a partida entre o Santos FC e a seleção olímpica da Colômbia, Pelé foi expulso. Por pressão da torcida e dos organizadores do jogo, Pelé voltou e o árbitro foi substituído.
Em 19 de novembro de 1969, contra o Vasco, no Maracanã, Pelé marcou seu milésimo gol, em pênalti que o goleiro Andrada não conseguiu defender.
Ao comemorar, o Rei do Futebol dedicou a conquista às crianças do Brasil.
Dias antes, em partida em Salvador, um zagueiro do Bahia foi vaiado pela própria torcida por ter evitado o que seria o gol 1.000 do Rei do Futebol.
Em fevereiro de 1969, em excursão pela África, o Santos fez com que duas guerras civis fossem interrompidas, uma no Congo e outra na Nigéria. Os soldados dos dois países queriam ver Pelé jogar.