Saúde

Farmácia Popular terá 100% de gratuidade em 41 remédios

14/02/2025 Da Redação
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Na quinta-feira (13), o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da gratuidade para medicamentos e itens oferecidos pelo programa Farmácia Popular. Anteriormente, 39 produtos estavam disponíveis gratuitamente, mas agora esse número foi ampliado para 41.

Os dois novos itens que serão distribuídos sem custos são:

  • Dapagliflozina: medicamento utilizado no tratamento de diabetes, especialmente em casos associados a doenças cardiovasculares.
  • Fraldas geriátricas: estarão disponíveis para pessoas com 60 anos ou mais, desde que atendam aos critérios de elegibilidade.

Como retirar os medicamentos pelo Farmácia Popular?

Para retirar os medicamentos e/ou fraldas geriátricas no programa, o paciente deve se dirigir a uma unidade credenciada, identificada com a logomarca do Farmácia Popular, levando os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto e número do CPF (ou documento de identidade que contenha o CPF).
  • Receita médica dentro do prazo de validade, tanto de unidades do SUS quanto de médicos particulares.

A distribuição de fraldas geriátricas é destinada a pacientes com 60 anos ou mais ou a pessoas com deficiência. Para solicitar, é necessário apresentar prescrição médica, laudo ou atestado médico que justifique a necessidade do item. No caso de pessoas com deficiência, o documento deve incluir a Classificação Internacional de Doenças (CID).

Caso o paciente não possa comparecer pessoalmente, ele pode pedir a um representante legal ou procurador para fazer a retirada, desde que este leve:

  • A receita médica dentro do prazo de validade (do SUS ou particular).
  • Documento oficial com foto e CPF do beneficiário titular da receita.

O programa Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento de doenças através de medicamentos gratuitos ou com descontos e fralda geriátrica. Ao todo, são oferecidos produtos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson, glaucoma, rinite, dignidade menstrual e incontinência.