Política

Ex-deputado de direita trabalha ao lado de liderança de esquerda

05/02/2025Marco Santana
Ex-deputado de direita trabalha ao lado de liderança de esquerda | Jornal da Orla

Um pouco sumido do noticiário político regional, o ex-deputado federal Júnior Bozzella atualmente ocupa um cargo de livre provimento na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Ele é gerente de Relações Institucionais, subordinado diretamente ao presidente da autarquia, o também ex-deputado Marcelo Freixo.

MUNDO REDONDO
É mais uma prova das voltas que o mundo político dá. Eleito pelo então PSL (partido pelo qual Bolsonaro se elegeu presidente) em 2018, Bozzella era um crítico feroz de Dilma Rousseff, do PT e companhia. Agora, está subordinado a Freixo, do PSOL, um fiel escudeiro de Dilma.

PADRINHO
Bozzella foi parar na Embratur pelas mãos do presidente do União Brasil, Luciano Bivar. Havia o risco de Freixo perder o emprego, sendo substituído por alguém indicado pelo partido de direita – em nome da tal governabilidade. O político do PSOL preferiu compor com os antigos adversários para se manter na cadeira.

IGUAL FEIRA LIVRE
O projeto de instalação de um pátio de caminhões na Ilha do Tatu, em Cubatão, deixou de ser uma questão técnica e se transformou num problema político. Estacionamento de veículos de carga é igual feira livre: todo mundo reconhece a importância, mas ninguém quer na porta de casa. O prefeito da Cidade e vereadores (tanto de situação quanto da oposição) são contra a proposta, temendo impactos no bairro próximo e à vegetação nativa vizinha.

TODOS OS PONTOS DE VISTA
De Brasília, onde cumpriu agenda ontem, o presidente da APS, Anderson Pomini, disse será agendada uma reunião com o prefeito e os vereadores de Cubatão, para que todos os pontos de vista sejam ouvidos.

MP CONTRA
Na segunda-feira, a promotora Almachia Zwarg, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – Núcleo Baixada Santista, se reuniu com o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) solicitando apoio para impedir a instalação do estacionamento.

A QUALQUER CUSTO, NÃO
O parlamentar se comprometeu a buscar um entendimento com a Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que tem o domínio do terreno. “Todos somos favoráveis ao desenvolvimento econômico e ao progresso, mas não a qualquer custo”, afirmou.

RECONHECIMENTO FACIAL
Na primeira sessão da Câmara de Santos desta legislatura, o vereador defendeu o uso de câmeras de segurança que permitem reconhecimento facial. Ele quer saber quantos equipamentos do tipo existem na cidade, onde estão instalados e se a Prefeitura pretende comprar mais delas.