Santos

Etapa final de revitalização de escadaria em morro de Santos

27/09/2023
Raimundo Rosa

Gabriela Martinez

A revitalização da escadaria Joana D’Arc, a que da acesso ao Museu de Arte Sacra e ao Morro São Bento, em Santos, atingiu a sua etapa final concretagem da escadaria hidráulica, dispositivo de drenagem. A estimativa é de que a obra seja entregue na segunda quinzena de outubro.

Esse trabalho foi executado na manhã desta terça-feira (26/9), com o auxílio de um caminhão betoneira e uma bomba que lançou o concreto na parte inferior da escadaria. É um dos últimos serviços de drenagem e concretagem.

A revitalização da escadaria Joana D’Arc está  praticamente finalizada, faltando apenas a instalação de equipamentos e os arremates. A obra foi dividida em três etapas – trecho superior, intermediário e inferior, onde tem a parte histórica -, minimizando assim os transtornos para os moradores.

“Com a escada hidráulica toda concretada, começa a instalação dos corrimãos e depois a colocação do ladrilho podotátil, itens de acessibilidade”, afirmou o engenheiro Danilo Uvara, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, pasta que gerencia a obra.

O projeto ainda inclui a construção de uma escada hidráulica concretada nesta terça-feira (26/9), com 64 metros para solucionar problemas de drenagem de águas pluviais, ao longo da Escadaria Joana D’Arc. Escada hidráulica é um mecanismo para diminuir a velocidade da descida da água de chuva durante o escoamento, evitando erosões.

Dando inicio em novembro do ano passado com a demolição da estrutura e melhorias de drenagem, a obra vai beneficiar os mais de 8 mil moradores do Morro São Bento, e turistas, devido à facilidade de acesso ao Museu de Arte Sacra e ao Centro Cultural e Esportivo do Morro São Bento. A obra também valoriza e destaca a importância histórica da escadaria, que conta um pouco a formação da cidade de Santos.

O investimento no local é de R$ 1,7 milhão, recursos que são parte do Estado, por meio de convênio com o Dadetur (R$ 1,3 milhão), e o restante é do Município. A obra, a cargo da Siedi, é executada pela Engeterpa, empresa vencedora da licitação.