Tecnologia

Escritórios de coworking como Estratégia de RH para Médias e Grandes Empresas

12/04/2022
Escritórios de coworking como Estratégia de RH para Médias e Grandes Empresas | Jornal da Orla

Os escritórios de coworking tiveram um grande boom no mundo dos negócios. O número crescente de trabalhadores remotos está motivando o surgimento consistente de novos escritórios de coworking. Com sua notável importância em quase todos os setores, algumas empresas poderiam fazer bom uso desse fenômeno.

Em vez de serem observadores, empresas de médio e grande porte podem transformar os escritórios de coworking em uma estratégia de RH. Corporações de sucesso como Coca Cola, IBM e Phillips já o adotaram.

A ideia de combinar RH com escritórios de coworking pode confundir você no início, mas tem uma boa base para o sucesso. Escritórios de coworking podem ser um ás na manga do RH. Eles podem usar esse ambiente de trabalho popular para expandir a empresa e melhorar a produtividade dos funcionários.

Aqui está tudo o que médias e grandes empresas precisam saber sobre o uso de escritórios de coworking como estratégia de RH.

 

Por que as médias e grandes empresas devem considerar os escritórios de coworking como uma estratégia de RH?

A maneira mais fácil de mostrar como empresas de médio e grande porte podem se beneficiar dos escritórios de coworking é citar vantagens específicas. Estas são as razões pelas quais os escritórios de coworking podem ser uma ótima estratégia de RH:

  1. Adapte-se rapidamente às mudanças de pessoal

Uma mudança repentina nos níveis de pessoal acontece em todas as empresas. Os escritórios de coworking podem ajudá-lo a se acomodar a essas mudanças inesperadas. Não haverá reorganização dos escritórios ou ficar com edifícios vazios. A natureza transitória dos escritórios de coworking é um de seus muitos traços positivos.

  1. Ofereça uma escolha de local de trabalho

Dê uma escolha aos seus funcionários. Em vez de experimentar os deslocamentos matinais típicos, seus funcionários podem dirigir-se ao espaço de coworking mais próximo e fazer seu trabalho. A escolha de um local de trabalho pode ser uma boa forma de atrair e reter ótimos funcionários.

  1. Mostrar a progressividade da empresa

Apresente a sua empresa como um negócio aberto a mudanças e a novas formas de trabalhar. Empresas progressistas sempre terão melhores chances de atrair talentos do que aquelas que nunca dão um passo à frente.

As empresas que possuem escritórios de coworking são mais inovadoras. Elas mostram que estão um passo à frente. Ter a oportunidade de trabalhar em um espaço de coworking é algo que muitos levariam em consideração ao tomar uma decisão de emprego.

  1. Inspire a criatividade e a produtividade dos funcionários. 

Os escritórios de coworking são projetados para aumentar a inovação, a criatividade e a produtividade. A Pesquisa Global de Coworking da Deskmag pesquisou o assunto e trouxe à tona as seguintes descobertas:

  • 71% das pessoas notaram um aumento na criatividade após ingressar em um espaço de coworking
  • 68% das pessoas afirmaram que seu foco era melhor em um espaço de coworking
  • 64% das pessoas disseram que melhoraram na conclusão de tarefas no prazo desde que começaram a trabalhar em um espaço de coworking

O ambiente e as comodidades em escritórios de coworking motivam os funcionários a serem mais produtivos e criativos. Isso significa que você pode esperar melhores resultados.

  1. Ofereça benefícios extras

Em vez de passar metade do dia em escritórios normais, os funcionários podem desfrutar de todos os benefícios que os escritórios de coworking têm a oferecer. Esses benefícios podem incluir uma sala de descanso confortável, restaurante, academia, jardim na cobertura, trilhas para caminhada, etc.

Isso não é algo que muitas empresas têm. Nem precisam agora que temos escritórios de coworking.

Como profissional de RH, você pode usar esses benefícios para tornar as ofertas de empregos mais interessantes e atraentes para funcionários em potencial.

  1. Ofereça flexibilidade 

Dê aos seus funcionários um maior controle do dia de trabalho. De acordo com a pesquisa, 73% dos funcionários afirmam que o horário de trabalho flexível aumentou sua satisfação no trabalho.

O aumento da felicidade levará ao aumento da produtividade. Esta é uma situação clássica em que todos ganham. Você obtém funcionários mais produtivos e eles conseguem um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Tome as palavras dos funcionários como prova: “Flexibilidade é o que mais importa para mim. Com um filho em casa e uma esposa empregada, preciso ser capaz de adaptar meu horário de trabalho ”, disse Antonio Alvarenga, redator da Trendszone.

  1. Reduza custos

Iniciar um novo espaço de escritório pode trazer enormes despesas. Sem mencionar os custos de construção do seu próprio espaço de escritório. Isso levaria à alocação de fundos para um espaço, seguro contra incêndio, aluguel, novo equipamento de escritório e assim por diante.

A lista pode parecer interminável e você precisará de um bom orçamento para cobrir tudo. É verdade que você precisa pagar uma mensalidade por um espaço de coworking, mas lembre-se que está tudo incluso. Depois de pagar a taxa, não há nada com que se preocupar.

  1. Crie uma oportunidade de networking 

O networking pode trazer à sua empresa novos clientes e parceiros em potencial. Também pode ser um lugar onde você pode encontrar funcionários com potencial talentosos.

A oportunidade de networking também é benéfica para os funcionários. Eles serão capazes de encontrar pessoas com ideias semelhantes, aprender algo novo e, potencialmente, aumentar suas habilidades.

Ao contrário dos espaços de escritório onde a equipe quase nunca muda, o espaço de coworking oferece diversidade mutável de pessoas inteligentes e criativas. Como integrar o espaço de coworking à estratégia de RH Se você decidir incorporar o espaço de coworking à sua estratégia de RH, há algumas coisas que você precisa considerar.

O seguinte conselho lhe dará algumas dicas sobre o que você precisa prestar atenção: A segurança dos dados pode ser uma das preocupações do RH em relação aos escritórios de coworking.

No entanto, não deveria ser. A maioria das empresas de médio e grande porte já possui trabalhadores remotos. Portanto, suas políticas, procedimentos e programadores são adaptados para tal forma de trabalho.

Para garantir segurança extra, a empresa pode obter uma política de segurança cibernética robusta. Por exemplo, o fornecimento de redes Wi-Fi privadas. Ou servidores separados. Em termos de pagamento, a equipe de RH pode definir um subsídio de coworking.

Os trabalhadores remotos podem receber uma renda mensal que cobrirá os custos de associação. Hoje em dia, as startups geralmente têm suas raízes em escritórios de coworking.

Se você está adquirindo alguma startup, pode sugerir que ela permaneça em seu espaço inicial de coworking.

Isso economizará para a empresa os custos de aluguel de escritórios para a inicialização e eles poderão ficar em um ambiente familiar. Antes de decidir sobre um espaço de coworking para seus empregadores remotos, verifique o paradeiro de seus concorrentes.

A proximidade com os concorrentes deve ser um fator na decisão sobre um espaço de coworking.

Você não quer seus funcionários e funcionários de concorrentes no mesmo prédio ou mesmo escritório.

Considerações Finais

Quem disse que os escritórios de coworking são reservados exclusivamente para pequenas empresas e startups?

Os escritórios de coworking proporcionam a empresas de médio e grande porte a chance de se destacar na concorrência e aumentar a satisfação de seus atuais colaboradores. Essa estratégia pode trazer algo completamente novo para a sua empresa e dar a você uma chance de crescimento e maior satisfação dos funcionários.