Santos

Escola de Santos inaugura anfiteatro

27/09/2023
Carlos Nogueira

Gabriela Martinez

A Unidade Municipal de Educação dos Andradas II, inaugura nessa terça-feira (26), por meio de um Orçamento Participativo Amplo de Santos, um anfiteatro com equipamentos de iluminação, som. ar condicionado e 125 poltronas no valor de R$ 300 mil.

Buscando melhorias para a unidade, a comunidade escolar se uniu para que os alunos tivessem um local apropriado para ensaiar peças de teatro, fazer apresentações e formaturas.

Atualmente, os alunos estão sendo atendidos temporariamente na escola Coração de Maria, enquanto a unidade escolar, no bairro Aparecida, passa por reformas de reestruturação. Após a conclusão da obra, os equipamentos e a estrutura do anfiteatro serão remanejados e instalados no Andradas II.

Para a inauguração, os estudantes, integrantes do grupo Viver Arte, apresentaram para os alunos dos 5º anos a peça teatral “O último pulsar”, que retrata toda a trajetória da escola.

A educadora de teatro, Thalita Carrillo, que ganhou cinco prêmios, junto com os alunos, no Festival de Cenas Teatrais (Fescete), ficou entusiasmada com o novo espaço para os ensaios.
“Estamos apresentando novamente essa peça que é incrível e conta um pouco da história da escola Coração de Maria e do Andradas II. É muito importante que eles tenham esse conhecimento. Estamos muito felizes”, explicou a educadora.
A diretora da unidade, Maria Fernanda Pieruzi, iniciou a comemoração falando sobre a importância do envolvimento de todos nos projetos da escola.
“É um momento muito especial, pois nos dedicamos junto à comunidade para conseguirmos a verba do orçamento participativo. Pretendemos estimular cada vez mais as crianças a terem contato com a cultura”, afirmou a diretora.
Conversando com os alunos presentes, a secretária de educação, Cristina Barletta, comentou sobre o empenho deles por já terem conquistado três vezes recursos do OPA.
“Essa escola se destaca porque acredita que é possível realizar grandes feitos. Vocês são o exemplo de que ninguém faz nada sozinho, precisamos de coletividade, pois é isso que fortalece a comunidade”, declarou a secretária de educação.
O coordenador pedagógico e um dos responsáveis pela instalação do anfiteatro, Jadir Battaglia, falou sobre a importância de participar do OPA e do empenho de toda a comunidade escolar.
“Enquanto a escola dos Andradas II não é finalizada, usamos esse espaço vago no ‘Coração de Maria’ para instalar os equipamentos para que a comunidade já pudesse usufruir deste espaço. O recurso do Orçamento Participativo veio ao encontro da necessidade da escola, todos se empenharam para divulgar e votar no projeto e agora podem usufruir dessa conquista”, destacou Jadir.
Emocionada com o resultado final, a técnica organizacional escolar (TOE), Marcela da Silva, que também é mãe do aluno Mauro Alexandre Silva, falou com os presentes.
“É uma escola que eu me orgulho muito de fazer parte. Os funcionários são muito empenhados e ajudam a realizar todos os projetos e isso é incrível, a comunidade também é muito participativa e isso só faz com que lutemos ainda mais para que a escola siga melhorando”, declarou a técnica organizacional.
Orçamento Participativo Amplo (OPA) – O Orçamento Participativo Amplo (OPA), da Prefeitura de Santos, permite que a população vote entre projetos das mais diversas áreas e escolha de forma democrática os que terão aporte para serem executados no próximo ano.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.