A Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello, no Santa Rosa, ganhou uma nova mascote. A tartaruga Valentina tem 7 anos, e é a nova moradora do local, que agora faz companhia aos coelhos Rafael e Frederico, de 2 anos, antigos residentes da Unidade.
Valentina chegou tem pouco mais de uma semana, sendo então trazida pelo guarda patrimonial da escola, Cícero Roberto da Silva. Há 5 anos atuando na EM Hermínia, o profissional de segurança conta que foi presenteado com o animal por uma vizinha.
“Ela precisou mudar de apartamento e ficou sem condições de criá-la (Valentina). Foi aí que ofereci o animal para a escola, pois acompanho todos os dias interesse das professoras e a relação de carinho que as crianças possuem com os coelhos”.
De acordo com a diretora da Unidade, Valquíria Mattos, qualquer que se seja o contato com seres vivos, este é um momento muito especial na vida da criança. “Elas adoraram a presença do novo animal, que diferente do coelho é mais lenta e fácil de acompanhá-la”.
Ela explica ainda que a nova integrante proporcionará às crianças adquirir ainda mais responsabilidade com os bichos. “Sem contar autoestima e confiança, pois o contato com animais também desenvolve habilidades motoras e de fala das crianças”.
A presença de Valentina também facilitará que os pequenos aprendam mais sobre o hábito deste novo animal. “A presença da tartaruga traz o universo diferente e curioso para dentro da Escola seja colocando a ração no potinho, trazendo verduras e frutas”, destaca Valquíria.
Assim como Rafael e Frederico, Valentina já vem sendo devidamente alimentada recebendo também acompanhamento veterinário. A primeira invasão de coelhos na Unidade aconteceu em 2012, com a implantação do Projeto “Seres Vivos”. À época, a EM Hermínia recebeu um casal de coelhos que levava os nomes da escola: Hermínia e Vitiello. Ambos viveram até 2020.