Por conta das dimensões, passarelas precisarão ser içadas e algumas estruturas removidas temporariamente
Nesta terça-feira (4/10), a Ecovias realiza uma megaoperação especial na rodovia Cônego Domênico Rangoni, entre o km 259 e o km 269, para a passagem de um tambor de coque, equipamento utilizado na indústria de refinamento de petróleo e que foi fabricado na China. No início da manhã, os motoristas enfrentam congestionamentos em vários pontos das rodovias que ligam a capital de São Paulo ao litoral. É possível acompanhar em tempo real o tráfego no perfil da Ecovias no Twitter.
Esta é uma das maiores cargas que já passaram pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. O equipamento, que é puxado por dois caminhões especiais, possui 9 metros de altura, 8 metros de largura e comprimento total de 64 metros do conjunto (carretas mais carga), com aproximadamente 440 toneladas de peso bruto total (PBT).
Rotas alternativas
A Ecovias recomenda que os motoristas usem o sistema de travessia por balsas entre Santos e Guarujá durante o período previsto para a passagem da carga. Para os motoristas de veículos leves e motos, haverá retorno operacional antes dos bloqueios, no km 248 (sentido São Paulo) e no km 267 (sentido Guarujá), para que possam seguir viagem por rotas alternativas. Todos os bloqueios e retornos estarão devidamente sinalizados e os usuários serão avisados por meio dos painéis eletrônicos de mensagens espalhados ao longo do Sistema Anchieta-Imigrantes.
Cargas grandes são recorrentes do Porto de Santos
Uma segunda carga está prevista para realizar o mesmo trajeto entre os dias 6 e 7 de outubro (quinta e sexta-feira), seguindo a mesma operação e horários. Os procedimentos podem ser cancelados devido condições climáticas e/ou operacionais.
As transposições de cargas especiais com grandes dimensões acontecem quase todas as semanas no Sistema Anchieta-Imigrantes, principal ligação de São Paulo com o Porto de Santos. Apenas neste ano, a Ecovias já atuou na passagem de 1.213 cargas especiais pelo trecho sob sua administração, os principais materiais transportados são peças industriais, como chapas de aço, máquinas e partes de equipamentos, seguido por escavadeiras, empilhadeiras e tratores. Ao todo, mais de 97 mil cargas com dimensões extraordinárias já passaram pelo SAI desde 2003.
Os transportes são realizados no período noturno, afim de evitar impactos aos usuários, e geralmente pela pista norte da rodovia dos Imigrantes, que fica bloqueada no trecho de serra durante o período. Todas as cargas precisam ser agendadas com antecedência, para que a concessionária analise as dimensões e peso. Desta forma, a passagem é feita de forma correta e sem impactos nas estruturas das rodovias, como viadutos, passarelas e placas.