Santos

Desfile em Santos apresenta moda sustentável

19/07/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Como forma de apresentar soluções sustentáveis ao meio ambiente, a Prefeitura, em parceria com a Oficina de Modelos By Clô, realiza um desfile de moda sustentável com designers da Cidade. O evento será neste sábado (23/7), às 18h, na Casa Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92 Centro Histórico).

Para assistir, basta levar um quilo de alimento não perecível ou produtos de limpeza e higiene. Todos os itens arrecadados serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade. O desfile integra a programação cultural da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que acontece até domingo (24).

De acordo com a chefe da Seção de Apoio a Projetos Criativos da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Flavia Dantas, o objetivo do evento é apresentar ao público mais uma das áreas do design de moda. “A proposta é mostrar alguns conceitos de moda sustentável, como produtos feitos em tecidos de fibras naturais e reciclados.” Ainda segundo Flávia, é necessário ter consciência sobre o peso social e ambiental que existe nas roupas. “Temos que fazer escolhas mais conscientes como comprar de produtores locais, com procedência ética,

matérias-primas mais ecológicas, comprar roupas de segunda mão e escolher peças mais atemporais com qualidade que garantam maior durabilidade. Usar o que se tem, cuidar bem e customizar ou reformar peças são caminhos que, na prática, também podem ajudar”, enfatizou.

A indústria da moda é uma das principais inimigas da sustentabilidade. Em relação ao custo ambiental é a que mais polui no mundo. Cerca de 20% das águas contaminadas industrialmente são provenientes desse setor. Isso acontece porque a atividade é a segunda no mundo que mais consome água e descarta incorretamente sobras de tecido e roupas antigas.

Participam do desfile de roupas e acessórios as marcas Amor Guarany, Felichita, Aline Cassiane Curzi, Thay Gonzalez e Casa Apolinária. O evento será encerrado com show de percussão dos meninos do Instituto Arte no Dique.

Fundo Social de Solidariedade desenvolve programas para melhorar a qualidade de vida da população em situação vulnerável e contribui para a redução de desigualdades sociais na Cidade. O órgão é também referência para o terceiro setor e assistência no Município. A principal meta do fundo é estimular a solidariedade educativa e promover a inclusão social através da geração de renda para a população.