
O anúncio de lançamento do edital do túnel Santos-Guarujá, realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o pontapé para a viabilização da principal obra de infraestrutura do país. As duas cidades vivem grande expectativa para o início das obras e os benefícios que vão trazer para toda a região da Baixada Santista. Em entrevista ao Jornal da Orla, os secretários Bruno Orlandi e Thais Margarido, que representam secretarias municipais voltadas para o setor portuário, destacaram temas como desenvolvimento econômico, geração de empregos, maior integração e conectividade entre os municípios e melhoria na eficiência do cotidiano do porto.
Orlandi, que está à frente da Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, destacou o passo fundamental para a realização da obra, a partir do lançamento do edital, que vai representar um grande avanço no desenvolvimento da cidade. “Os principais pontos que destaco são: a integração regional eficiente, que aprimora a mobilidade entre Santos e Guarujá, beneficiando moradores, trabalhadores e empresas; a maior eficiência no transporte de cargas, que facilita o escoamento de mercadorias no Porto de Santos e reduz os custos logísticos; a valorização imobiliária e os novos investimentos, já que a infraestrutura atrairá mais empreendimentos e impulsionará o crescimento econômico da região”, afirmou.
Além disso, o secretário destacou a importância na atividade portuária, sem contar a sobrecarga da travessia de balsas uma vez quando o túnel entrar em operação.
“A expectativa é de uma melhoria na eficiência das operações portuárias. A nova infraestrutura minimizará o tráfego urbano sobre as vias de acesso ao porto, garantindo maior fluidez para o transporte de cargas e otimizando a logística portuária. Além disso, haverá redução do tempo de travessia e diminuição da sobrecarga das balsas, pois o fluxo de veículos e pedestres será redistribuído, aliviando a pressão sobre o sistema atual. Por fim, com a maior facilidade de acesso, o túnel incentivará o crescimento da atividade turística e econômica na região”, reforçou Orlandi.
MARGEM ESQUERDA
A cidade de Guarujá terá um papel importante para a realização da construção do túnel. O canteiro de obras e a maioria das operações serão realizadas em doca seca, localizada na margem esquerda. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Thais Margarido, destacou a criação de empregos na cidade com a viabilização do empreendimento.
“A obra vai gerar direta e indiretamente cerca de 9 mil empregos. Pelo menos 1.500 só na fase inicial. É claro que o Município tem acompanhado os estudos do traçado para que nos preparemos para o impacto viário, de maneira que não haja prejuízo aos moradores. O mesmo se pensa em relação a eventuais desapropriações que precisem ser feitas. É necessário acompanhar de perto e utilizar o que houver de mais moderno na engenharia e na logística, para que tudo seja feito causando o menor impacto possível”, pontuou.
De acordo com a secretaria, o túnel será importante para viabilizar uma das grandes necessidades do Porto de Santos, que se trata da expansão do complexo.
“A obra tem um grande potencial para impulsionar o desenvolvimento portuário e retroportuário. Melhorando a conectividade entre os dois municípios, diminuiremos o tempo gasto com o transporte, consequentemente, reduzindo o congestionamento de caminhões. Tudo isso aumentará a eficiência logística. Em relação ao desenvolvimento econômico, prevemos mais movimentação de cargas na Cidade, ajudando o Porto a bater recordes na área de exportação”, afirmou.
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