Sala de Ideias

Delírio ou deboche

05/08/2022
Delírio ou deboche | Jornal da Orla

Edgar Boturão

Só uma catarse ou milagre pode alterar a polarização entre Bolsonaro e  Lula

Estamos às portas de mais uma campanha eleitoral. Para muitos, a mais importante desde a redemocratização do Brasil, há quase 30 anos. Segundo todas as pesquisas e levantamentos divulgados até aqui, nos últimos 12 meses, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue liderando as intenções de voto, com certa folga para o segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição.

Lula apresenta números expressivos que variam entre 44% e 47% das intenções de voto. Bolsonaro, se mantém em segundo, numa faixa entre 30% e 34%. Acompanhando atentamente a evolução desses números e as estratégias dos candidatos, é óbvio que, a dois meses do pleito, só os dois permanecem com chances reais na disputa.

E a conclusão é evidente. Basta conferir as avaliações dos principais analistas em pesquisas, os cientistas políticos e até os especialistas em matemática. Todos são unânimes ao afirmar que só uma catarse ou um milagre pode alterar esse quadro. Nomes importantes da política nacional como Ciro Gomes e Simone Tebet não têm capilaridade eleitoral e não conseguem subir de patamar nas consultas populares. Afinal, enfrentam o atual presidente e o ex- presidente mais popular da história.

Logo, me parece que, a esta altura, não passa de simples torcida, delírio ou até deboche escrever ou falar em emissoras de rádio e TV ou em jornais e redes sociais, que a polarização pode ser desfeita e que para “salvar o Brasil” existem outras opções. Conversa mole.

A verdade é que não há mais tempo para que a tal terceira via, que não conseguiu espaço até agora, se mostre viável. Os candidatos estão definidos faz tempo, inclusive, alguns de menor expressão, começam a retirar-se do jogo, como foi o caso do deputado André Janones, que deixou a corrida presidencial esta semana para apoiar Lula.

Não há dúvidas. O quadro eleitoral em direção ao palácio do Planalto está absolutamente polarizado. Quem diz ou escreve ao contrário está distorcendo a realidade dos fatos. A verdade é uma só, no dia primeiro de janeiro de 2023 ou Lula ou Bolsonaro receberá a faixa presidencial. E você, caro leitor, faça sua escolha de maneira consciente. O futuro, não muito distante cobrará essa conta de todos nós.

Edgar Boturão é jornalista, apresentador do programa “Ponto de Vista”, na Santa Cecília TV