Com incentivo, empresa busca também apoiar a formação de cidadãos
Maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, a Copersucar formalizou apoio à equipe de natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), beneficiando cerca de 150 atletas com idades a partir de 9 anos, amadores aos profissionais.
“Nossa política prevê apoio a iniciativas de esporte e educação, com prioridade para as comunidades em que atuamos. Santos é um ponto estratégico para nosso negócio, pois é por aqui que levamos alimento natural do Brasil para o mundo. Por isso, apoiar o esporte e contribuir com uma instituição que tem tradição na formação de atletas nos traz muito orgulho”, explica a gerente-executiva de Sustentabilidade da Copersucar, Beatriz Milliet.
No evento para formalizar o apoio, a Unisanta apresentou também a nova formação da equipe de atletas e comissão técnica para a temporada 2023, que tem como foco o ciclo olímpico Paris-2024.
Entre os principais nomes está a campeã olímpica Ana Marcela Cunha, medalhista de ouro na maratona aquática em Tóquio. Recuperando-se de um a cirurgia no ombro realizada em novembro, ela se prepara para voltar às competições em maio, em uma etapa de Copa do Mundo, no Egito. Outro destaque é Beatriz Dizotti, única brasileira que figura no TOP 10 FINA 2022, em prova individual no ranking de piscina curta e longa.
Formação da cidadania
Um entusiasta da natação há décadas, o pró-reitor administrativo da universidade, Marcelo Teixeira, destacou a importância do esporte não apenas com finalidade competitiva, mas também no processo de formação da cidadania. “A medalha e o troféu são importantes, mas o fundamental para nós é possibilitar uma formação integral, para que ao final de sua carreira esportiva, o atleta possa seguir uma nova etapa”, disse. “A natação da Unisanta tem como objetivo principal a formação completa do indivíduo, buscando preparar seus atletas para a vida, ensinando valores fundamentais como respeito, educação, cordialidade, disciplina, civilidade e liderança”, completou.
A treinadora do time juvenil da instituição, Jéssica Rodrigues Souza, é um exemplo deste processo: dos 9 aos 19 anos ela integrou o time competitivo da instituição e aos 21 formou-se no curso de Educação Física. “Em 2023, assumi como técnica principal da equipe juvenil e realizei o sonho de atuar como auxiliar técnica também na equipe principal”, detalha.
A Unisanta tem tradição no esporte e é formadora de atletas vencedores. No quadro de medalhas da equipe estão duas olimpíadas, 52 campeonatos mundiais, 42 sul-americanos, 36 pan-americanos e 534 pelo campeonato brasileiro de natação. No último Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, realizado em Budapeste, a equipe foi responsável por conquistar todas as medalhas brasileiras na competição, colocando o país em 12º lugar.
Responsabilidade social
Há mais de sete anos, a Copersucar vem contribuindo com a transformação social nas comunidades onde a empresa atua, por meio do Programa Conecta Copersucar, que já acolheu mais de 43 mil pessoas. Um dos destaques do programa nos anos anteriores foram as oficinas de vôlei para adolescentes de 13 a 17 anos. “O Esporte é uma excelente ferramenta educacional, pois, entre outros benefícios, auxilia na formação do indivíduo, promove o trabalho em equipe e aumenta a autoestima”, destaca Milliet.