Este mês, os conjuntos do Guri da Baixada Santista realizam os últimos concertos de violão e canto coral do ano. As apresentações, com entrada gratuita, integram a Temporada dos Grupos Musicais do Guri, o programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
Na quinta-feira (12), a Camerata de Violões do Guri de Santos marca presença na Fábrica de Cultura, às 14h30. Sob a regência de Deblas Alves, o grupo interpreta um rico repertório brasileiro com clássicos inesquecíveis, como as canções de Edu Lobo e Chico Buarque (ParaTodos; A Bela e a Fera), Dilermando Reis (Noite de Lua), Pixinguinha (Carinhoso) e Tom Jobim (Chora Coração; Milagre e Palhaços). A Camerata de Violões do Guri de Santos tem patrocínio Ouro de Arteris e apoio da Prefeitura Municipal de Santos.
Na sexta-feira (13), é a vez do Coral do Guri de São Vicente se apresentar no Sesc Santos, às 19h. O grupo recém-criado em parceria com a Prefeitura Municipal de São Vicente canta Gilberto Mendes (Peixes de prata) e canções do folclore brasileiro (Peixinhos do mar; Marinheiro só), escocês (Over the sea to the skye) e japonês (Soran Bushi). Tudo sob a batuta da maestrina Denise Yamaoka, que é formada em canto lírico pela Escola Municipal de Música de São Paulo e mestre em música pela UNESP, preparação vocal de Náthalye Straube e acompanhamento do pianista Ásafe Soler.
Atualmente, o Guri mantém 29 Grupos Musicais formados por crianças, adolescentes e jovens em todo o estado. Todos com uma agenda regular de concertos.
Grupos Musicais do Guri
Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares. Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).
Camerata de Violões do Guri de Santos
O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. A Camerata de Violões do Guri de Santos foi criada em 2010. Destacou-se em concertos realizados na Sala São Paulo (SP), no Parlamento Jovem (SP), no CCSP (SP), no Teatro Guarany (Santos/SP) e no Santos Jazz Festival (Santos/SP). Já desenvolveu projetos com os grupos Quaternáglia e Quarteto Tau, e com os músicos Marco Pereira, Badi Assad, Alessandro Penezzi, Thiago Abdalla, Alice Caymmi e Monica Salmaso. Em 2022, se apresentou ao lado de Élodie Bouny.
Coral do Guri de São Vicente
O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música, e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical. O novo Coral do Guri de São Vicente é formado por 35 guris da Regional de São Paulo.