Metrópole

Conexão Metrópole aborda obras na Baixada Santista

20/03/2025 Joana Gianfaldoni

No programa Conexão Metrópole desta quinta-feira (20), o apresentador Paulo Schiff conversou com o advogado e jornalista, Marcelo Pavão, sobre as pautas relacionadas a Baixada Santista. Entre os temas abordados, Pavão manifestou uma certa dúvida quanto à implementação efetiva dos projetos anunciados pelo governo.

Nesta quarta-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a contratação de um projeto, no primeiro trimestre de 2026, de um trem ligando a capital à Baixada Santista. Apesar da expectativa gerada, Marcelo Pavão levantou dúvidas sobre a viabilidade da proposta e de outras promessas de infraestrutura na região.

“Estamos ouvindo sobre a terceira etapa do VLT chegando à Área Continental de São Vicente, mas a segunda fase, que deveria estar operando desde janeiro, ainda não foi concluída. Além disso, já tivemos promessas de uma linha férrea entre Santos e São Paulo, a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes e até um túnel. Mas até agora, seguimos sem avanços concretos”, afirmou Pavão.

Ele também criticou os atrasos na execução das obras e a falta de clareza nos prazos. “A segunda fase do VLT já tem quase quatro meses de atraso. O que está causando essa demora? Onde está a eficiência dessa gestão?”, questionou.

O jornalista também relembrou as mudanças nas propostas de infraestrutura ao longo dos anos. “Recentemente, definiu-se que a ligação entre Santos e Guarujá será por meio de um túnel, mas há dois ou três anos ainda existiam dúvidas sobre ser uma ponte ou um túnel. Quando a obra realmente começar, aí poderemos acreditar.”

Com um histórico de promessas não cumpridas e projetos que demoram a sair do papel, Pavão reforça a necessidade de mais transparência e compromisso com a execução das obras na Baixada Santista.

Nessa sexta-feira, Paulo Schiff recebe o Personal Trainer, Luiz Antônio Rodrigues Filho, às 12h, no canal do Jornal da Orla, o Orlaplay.