Metrópole

Cidades da Baixada são premiadas por excelência em Educação

27/03/2025 Glauco Braga

Oito das nove cidades da Baixada Santista foram agraciadas com o Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2024. O Governo do Estado distribuiu R$ 1,8 milhão em razão dos avanços na alfabetização de crianças. Somente Cubatão não recebeu a condecoração e também não respondeu sobre os motivos de ter ficado fora.

O programa Alfabetiza Juntos SP tem como meta 90% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental consideradas leitoras até 2026.

Na Baixada Santista, oito cidades receberam o prêmio Excelência Educacional pelos resultados no Saresp — Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente — e estão entre os 442 municípios condecorados com essa categoria da premiação.

Foram concedidos dois tipos de premiação: um para os municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades e outro para os 100 municípios que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora. As duas premiações foram direcionadas a 72 prefeituras.

O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças.

O Alfabetiza Juntos SP é um programa de colaboração entre Estado e municípios para garantir avanços na alfabetização. Apenas no ano passado, o Governo de São Paulo investiu R$ 300 milhões na iniciativa. As prefeituras podem aderir a uma ou mais ações do programa, que incluem a formação de professores (já adotada por 638 cidades), a avaliação de fluência leitora (645 municípios participantes), a distribuição de material didático padronizado (509 municípios) e o uso da plataforma de leitura e disponibilização de obras literárias online Elefante Letrado (343 municípios).

Confira como as cidades avaliaram o recebimento da premiação:

SANTOS
Para a secretária de Educação (Seduc) e vice-prefeita de Santos, Audrey Kleys, a premiação é motivo de alegria para a pasta, ainda mais que também foi lançado o Curso Alfabetiza Juntos SP – 1ª Edição/2025, iniciativa do Programa Alfabetiza Juntos SP que visa fortalecer a formação continuada dos educadores, aprimorar as práticas pedagógicas e garantir um ensino de qualidade. “Aproveito para parabenizar também as UMEs de Santos que se destacaram e receberam o diploma de excelência”. As unidades avaliadas foram: Barão do Rio Branco (Campo Grande), Cidade de Santos (Embaré), José Carlos de Azevedo Júnior (São Manoel), Padre Leonardo Nunes (Castelo), Lourdes Ortiz (Aparecida), Prof. Maria de Lourdes B. Bernal (Castelo), Pedro Crescenti (Rádio Clube), Pedro II (Ponta da Praia), Terezinha de Jesus Pimentel (Morro São Bento) e Vinte e Oito de Fevereiro (Saboó).

BERTIOGA
De acordo com a Secretaria de Educação, o reconhecimento é importante, pois busca premiar o progresso alcançado pelas escolas na avaliação do Estado. Sobre a continuidade, a Pasta ressalta que, apesar da mudança de prefeito, a base da equipe da Secretaria de Educação permanece a mesma, e a proposta da base curricular da Rede Municipal de Educação segue inalterada, com o objetivo de promover a evolução constante e aprimorar ainda mais o desempenho dos alunos.

ITANHAÉM
Em nota, a Prefeitura declarou que “o Prêmio de Excelência Educacional representa a valorização do trabalho executado por professores, gestores e equipe técnica em prol do desenvolvimento da aprendizagem dos nossos estudantes. Mais que um reconhecimento por atingir as metas, nossas escolas receberão recursos financeiros do Governo Estadual para ampliarem ações de melhoria das condições escolares e dos resultados de aprendizagem. A busca por consolidar processos de aprendizagem é uma constante nas ações da Secretaria de Educação, de seus gestores e professores. A adesão ao Programa Alfabetiza Juntos garante formações destinadas aos professores de 1º ao 5º anos. Contamos com os livros do Currículo em Ação, que apoiam a prática docente e ainda temos ações contínuas de monitoramento de aprendizagem por meio de nossa equipe técnica, sempre em busca de melhores resultados”.

SÃO VICENTE
A Secretaria da Educação de São Vicente (Seduc) classifica como de grande relevância receber o Prêmio de Excelência Educacional. “Trata-se de um reconhecimento do árduo trabalho realizado em nossa rede. Esse prêmio é um marco para as 14 escolas agraciadas e para nossa cidade”, afirmou a secretária Nivea Marsili. A Seduc destaca que está comprometida em manter a qualidade do ensino e alcançar ainda mais sucesso nos próximos anos. Para isso, continuará investindo na formação continuada dos professores, analisando dados após cada avaliação e realizando acompanhamento pedagógico personalizado, traçando estratégias específicas para cada escola. “Esse prêmio é um estímulo para continuarmos trabalhando com dedicação e excelência, sempre buscando melhorar a educação em nossa cidade”, completou Nivea. Destaca-se que São Vicente foi apontada, também, como a detentora do maior percentual de escolas premiadas da região metropolitana da Baixada Santista. As 14 unidades educacionais premiadas representam 38,8% de toda a rede municipal de ensino.

GUARUJÁ
A atual gestão entende que a realização do Saresp é crucial para a rede municipal de ensino, pois permite identificar áreas que precisam de atenção especial, ajudando a planejar ações para elevar a qualidade da educação. Ao assumir a Pasta, o secretário municipal de Educação, Mohamad Rahim, estabeleceu diretrizes específicas que conversam com a proposta do Saresp, entre elas o Foco na Aprendizagem dos Alunos e na Educação Integral, além do Monitoramento e Avaliação contínuos. ” O ótimo trabalho desenvolvido pela equipe gestora justifica a premiação, mas ainda é pouco. Apenas uma das nossas 20 unidades de Ensino Fundamental I foi premiada. Já estamos trabalhando para alcançar melhores resultados em 2025″, afirma o secretário.

PRAIA GRANDE
A Cidade teve quatro escolas (Governador Orestes Quércia (Bairro Mirim), José Padin Mouta (Tupi), Governador Franco Montoro (Maracanã) e Dorivaldo Francisco Loria (Sítio do Campo) que alcançaram as metas estabelecidas pelo Saresp e foram premiadas. “Este reconhecimento é fruto do comprometimento, esforço e dedicação de todos: alunos, professores, funcionários e equipe técnica “, destacou a secretária de Educação, Patrícia Almeida. “Que essa vitória sirva de inspiração para todas as escolas da rede”.

PERUÍBE
De acordo com a Secretaria de Educação, “a Cidade foi reconhecida em virtude dos excelentes resultados obtidos no Saresp de 2024. A conquista celebra o progresso da cidade na alfabetização de crianças na idade certa. Apesar do prêmio referir-se ao ano de 2024, sob a administração anterior, a nova gestão municipal já delineou estratégias para manter e aprimorar os resultados alcançados”, disse a secretária de Educação Cléia Cristina da Silva.

MONGAGUÁ
De acordo com a Prefeitura, o prêmio “é o reflexo de todo o empenho dos professores e demais profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Mongaguá. Nosso corpo docente abraçou a parceria em Regime de Colaboração (PARC), em 2024, envolvendo toda a comunidade escolar e, como resultado, duas de nossas escolas de Ensino Fundamental I foram premiadas. Pretendemos melhorar e ampliar as condições tecnológicas quanto à entrega de internet de qualidade em todas as escolas, a fim de suprir a demanda educacional, visando a formação integral do aluno leitor na idade certa. A conquista de mais prêmios de Excelência Educacional também faz parte do nosso projeto de alfabetização”.