Guarujá

Chuvas provocam deslizamentos e fecham Mirante das Galhetas

02/02/2025Paulo Rogerio
Divulgação/PMG

As chuvas que vêm atingindo a Baixada Santista desde quarta-feira e provocaram uma série de transtornos foram responsáveis também pelo fechamento do Mirante das Galhetas, em Guarujá. O ponto turístico, localizado nas Astúrias, está com acesso bloqueado por tempo indeterminado depois de um deslizamento de terra. Entre sábado (1º) e a manhã deste domingo (2), foram registrados seis deslizamentos de terra na cidade.

Além disso, foi registrada uma ocorrência de queda de árvore em uma residência no Morro do Engenho, e uma árvore com risco de queda foi isolada no Jardim Virgínia.

Equipes da Defesa Civil, compostas por técnicos e geólogos, estão atuando desde quarta-feira para atender às ocorrências e vistoriar as áreas de risco. O município encontra-se em estado de atenção. Até o momento, foi registrado um acumulado de chuva de 53,4 mm em 24 horas e 177,5 mm em 72 horas. Em nenhuma das ocorrências registradas na cidade houve feridos.A Administração Municipal segue monitorando a situação e continuará com os trabalhos de prevenção e apoio às famílias. A partir deste domingo (2), somente a Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues (Avenida Atlântica, 1516 – Balneário Cidade Atlântica) permanecerá como ponto de apoio para as famílias que precisarem deixar suas casas, caso as chuvas previstas para as próximas horas atinjam o limite crítico de 40 mm por hora, quando as mensagens de celular e a sirene na escola são acionadas. Ao todo, 28 pessoas continuam abrigadas no local.