Notícias

Chuva não dá trégua e continua durante a semana

02/02/2025Paulo Rogerio
Divulgação/PMS

As chuvas que vêm castigando a Baixada Santista desde a semana passada irão continuar pelos próximos dias. Para piorar, seguem as chances de temporais. Pelo menos é isso que indica a previsão do tempo. De acordo com o Instituto Climatempo, a possibilidade de precipitações segue alta neste início de semana, com a umidade sendo reduzida gradativamente. O dia em que não há, de fato, a previsão de cair uma gota sequer é o próximo domingo (9).

O domingo (2) deve ser nublado e com chances de chuva durante todo o dia. Temporais podem ocorrer à tarde. A probabilidade é de 92% para precipitações. A previsão de dias chuvosos repete-se para segunda e terça-feira. O sol deve voltar a aparecer somente na quarta-feira (5), mas as possibilidades de pancadas de chuva seguem altas até sábado (8).

Com o índice pluviométrico elevado, os riscos e transtornos são constantes. Guarujá registrou deslizamentos de terra e 40 famílias foram retiradas de suas casas de maneira preventiva, abrigando-se nas residências de parentes e amigos. Quase 70 pessoas foram transferidas para escolas preparadas pela Prefeitura para receber essa demanda. Na tarde de sábado 33 famílias permaneciam na escola Sérgio Pereira.

Assim como ocorreu na quarta-feira, um alerta severo foi enviado aos moradores de Guarujá na noite de sexta-feira. Dois alertas extremos por meio de sirenes foram acionados por volta das 20h50, sendo um para a Barreira do João Guarda e outro para o Morro do Macaco Molhado. Nas últimas 72 horas foram mais de 230 mm de chuva e houve oito deslizamentos de terra na Estrada da Santa Cruz dos Navegantes, Vila Júlia, Morro da Península, Enseada, Vila Baiana, Morro do Engenho, Vila Zilda e Cachoeira.

Em cidades como Santos e São Vicente não houve deslizamentos. No entanto, cenas de ruas alagadas e dificuldades para o trânsito foram compartilhadas nas redes sociais.