Uma das regiões turísticas de Santos vai ficar mais colorida e ganhar um grafite durante o Festival Santos Café, que vai levar mais de 80 atrações ao Centro Histórico entre 7 e 9 de julho. Sete artistas da Cidade estão produzindo e vão entregar um mural de arte urbana que vai decorar a área da garagem dos bondes, no Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre).
Com 17 painéis e aproximadamente 170 metros quadrados, o mural é uma realização do Coletivo La Santista, com obras de Ramon Arzerra, Adriano Dicart, Bomfim, Camila Perez, Letícia Passareli, Ponciano e Prëo.
Cada artista ficou livre para criar utilizando aspectos da cultura caiçara, o turismo e a relação da Cidade com o café. Há entre as obras referências ao grão, Pelé, animais que habitam o Município, o bonde, as muretas, estivadores, navios, o monumento de Tomie Ohtake do Novo Quebra-Mar e o Monte Serrat, por exemplo.
Leonardo Leite, o Prëo, explica que o objetivo é deixar uma nova atração para que as pessoas possam admirar em outros eventos ou quando estiverem passeando pela região, no bonde ou no Museu Pelé. “Também vamos realizar uma exposição das obras de cada artista e as pessoas vão poder comprar, se quiserem”.
Produzindo seu primeiro mural, a artista Letícia Passareli decidiu homenagear o Monte Serrat. “Sou arquiteta e gosto muito de estudar o patrimônio. Achei legal retratar esse ponto para despertar a curiosidade das pessoas”.
Já Bomfim declarou que participar da produção do mural é gratificante por dar uma “nova vida” ao local. O artista usou o ovo, seu tradicional personagem, tomando café para homenagear o festival. “Em outro mural também retratei alguns barões do café para representar um pouco da história. Já um terceiro tem um ovo pilotando um bonde”.
Ponciano afirma estar adorando integrar a iniciativa porque já queria mostrar seu trabalho como muralista. “É uma oportunidade de participar de um importante festival da Cidade, um evento que atrai muita gente”.
Ramon Arzerra também ressaltou a oportunidade. “É muito legal poder dar este presente para a Cidade, trazer cor para cá é bem gratificante”, declarou.