
A criançada invadiu a edição 2025 do Carnabonde. O motivo eram as personagens do ‘Mundo Bita’, que apresentaram na manhã deste sábado (1) o último show da temporada de carnaval do grupo. Famílias inteiras se reuniram em frente ao palco montado na Praça Mauá, para curtir 65 minutos de histórias e canções em ritmo carnavalesco.
O maior baile de carnaval de rua da região reuniu este ano 10 mil pessoas, abrindo as comemorações dos 25 anos do próprio Carnabonde, e prestando justa homenagem ao artista plástico Ademir Fontana e ao Fundo Social de Solidariedade.
Nesta edição, o evento teve início uma hora mais cedo, às 11h. Quando Bita, Lila, Dan, Tito e Tina subiram no palco, as crianças, e muito pais também, vibraram e iniciaram a folia. ‘Fazendinha’, ‘Dinossauro’, ‘Viajar pelo Safari’ e ‘Carnaval do Bita’ divertiram as famílias, sob chuva de confetes.
“Esta foi a primeira vez que vim no Carnabonde, e fiquei muito contente por terem ampliado as opções para as crianças. Elas precisam de mais espaço para se divertir”, comentou a estudante Laila Ramos, que estava acompanha do filho Rhavi.
Já a professora Amanda Schule, mãe dos pequenos Serena e Otto, elogiou o fato de os filhos poderem curtir o carnaval à vontade. “Achei a estrutura e a organização excelentes. As crianças aproveitaram tudo com segurança, e a gente fica mais tranquilo”.
Por volta das 13h, a banda Zago Art Show Guarda, agitou os foliões, até a triunfal chegada do bonde, às 15h, trazendo a Corte Carnavalesca, as voluntárias do Fundo Social e o artista plástico Ademir Fontana, um dos homenageados desta edição.
“Fico feliz por tudo isso continuar existindo, depois de tantos anos. O Carnabonde é uma coisa única, em nenhum outro lugar você vai ver igual. Acho que, de alguma forma, dei a minha contribuição para tudo isso”, declarou Fontana, momentos antes de receber uma placa em sua homenagem. Ele foi responsável pela decoração do bonde de 2002 a 2006.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Ignez Pereira Barbosa, recebeu a homenagem oferecida à instituição pela fundamental atuação no evento, participando efetivamente com os blocos de voluntárias ou arrecadando doações de alimentos. “O Fundo Social existe para ajudar aqueles que mais precisam. Graças a Deus, estamos cumprindo o nosso papel”.
Logo após as homenagens, o bonde seguiu em cortejo pelas ruas do Centro Histórico, abrindo o primeiro dia do carnaval de rua de Santos.
DOMINGO E MAIS
Dando continuidade à folia no Centro Histórico, neste domingo (2), o Carnacentro vai contar com a agito de nove bando, incluindo a Acadêmicos do Baixo Augusta, com Wilson Simoninha, a partir das 19h, no palco da Praça Mauá.
CONFIRA OS HORÁRIOS
Domingo (2)
14h – Banda da Ricardo Pinto
14h45 – Banda Foliões da Ponte
15h30 – Banda Acadêmicos Vila Mathias
16h15 – Banda da Vahia
16h30 – Komboio Cultural apresenta ‘Bloco Zigzaguiá’ (palco Rua XV de Novembro)
17h – Banda Carnacachaça
17h45 – Banda Só Amigos
18h30 – Banda BB do Estuário
19h – Banda Acadêmicos do Baixo Augusta com Wilson Simoninha
(palco da Praça Mauá)
O Carnacentro 2025 segue até 4 de março, com cortejos de bandas e shows especiais no palco principal da Praça Mauá e no palco infantil da Rua XV de Novembro. Veja a programação (https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/carnaval-2025)
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da
ONU: Saúde e Bem-Estar. Conheça os outros artigos dos ODS
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Deixe um comentário