Educação Santos

Campanha em escolas alerta para os perigos do cerol

04/02/2022
Campanha em escolas alerta para os perigos do cerol | Jornal da Orla

Brincadeira saudável que atravessa gerações, empinar pipa pode ser uma atividade perigosa quando utilizada linha cortante, o popular cerol (mistura entre cola e vidro). Para conscientizar a criançada sobre os riscos dessa atitude, a Seduc (Secretaria de Educação) lança, no próximo dia 15, mais uma edição da campanha sobre o Uso Consciente das Pipas. A ação deste ano percorrerá em oito escolas municipais e envolverá cerca de 4.200 alunos. O objetivo é transformar os estudantes em multiplicadores de informação.

Por meio de apresentações e maquetes, a criançada vai conhecer os perigos do cerol e também receberá dicas para evitar acidentes na hora de empinar pipa, como brincar próximo às redes elétricas, por exemplo.

Segundo levantamento da CPFL Piratininga, que apoia a campanha, Santos registrou aumento de ocorrências envolvendo pipas e fornecimento de energia nos últimos dois anos. Foram 65 casos no primeiro semestre de 2021 ante 62 no mesmo período do ano retrasado.

“Não podemos deixar que um passatempo tão prazeroso coloque a vida de outros em risco. Nossa campanha vai conscientizar as crianças e todas as comunidades. Que os pais também possam acompanhar e fiscalizar seus filhos, sempre pensando na maneira correta de se divertirem”, alertou o professor da Seção de Projetos Educacionais Especiais da Seduc, Aldemir de Lima. A primeira escola municipal a receber a atividade será a UME Mario de Almeida, no bairro Valongo.

Além disso, dados da GCM (Guarda Civil Municipal) apontam seis apreensões envolvendo o uso de cerol durante o ano de 2021 (uma em maio, duas em outubro, uma em novembro e duas em dezembro). Já em janeiro deste ano, a Cidade registrou apenas uma apreensão. Das sete ocorrências nesse período, duas ocasionaram multa aos infratores.

Proibido
Cabe lembrar que o uso de cerol é proibido pela Lei Municipal 1.649, de 1997. Em caso de flagrante pela GCM, o material é apreendido e o dono do cerol é multado em até um salário mínimo. Na eventualidade de acidente, a pessoa responde criminalmente. Se a infração for cometida por uma criança ou um adolescente, a punição é aplicada ao responsável.

“Uma simples brincadeira com pipa pode resultar numa vítima fatal. Por sorte, não registramos nenhuma morte na Cidade nos últimos anos. Mas é muito importante lembrar que, ao observar qualquer tipo de irregularidade, seja pelo uso ou por comércio de cerol, ela deve ser denunciada imediatamente”, ressaltou o chefe da GCM de Santos, Marcelo Messias. Denúncias sobre uso de cerol podem ser feitas à Guarda pelo telefone 153 ou à Ouvidoria pelo número 162.