Saúde

Campanha busca diagnosticar câncer de próstata

04/11/2022
Campanha busca diagnosticar câncer de próstata | Jornal da Orla

Com o objetivo de intensificar a prevenção e tratamento do câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Santos está realizando uma campanha, com a oferta de exames laboratoriais para homens, mulheres trans e travestis.

Nas policlínicas, é possível fazer check-up, de segunda a sexta, das 8 às 16h. sem a necessidade de agendamento prévio de consulta. No local, são feitos testes rápidos, aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis e coletas para exame de sangue completo com contagem de plaquetas, colesterol total e frações, ureia e creatinina (para avaliar a função renal), TGO e TGP (para avaliar a saúde do fígado), TSH e T4 (tireoide).

Às pessoas com mais de 45 anos, será incluído ainda o PSA, que pode indicar a presença de um tumor na próstata. Em caso de valores alterados no resultado, o paciente é encaminhado a um urologista para que a hipótese diagnóstica seja confirmada ou descartada, por exames complementares.

Nos grupos de Insulinodependentes, as policlínicas abordarão o tema “Disfunção Erétil e Diabetes”. As ações fazem parte da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar quanto ao risco do câncer de próstata — o segundo tipo de tumor mais prevalente nos homens, menor apenas que o câncer de pele não-melanoma.

“Assim como o de mama, o câncer de próstata tem grande possibilidade de cura quando detectado precocemente. Em sua fase inicial, não costuma apresentar sintomas e, por isso, é fundamental realizar anualmente o check-up, para que possamos o mais breve possível fazer o diagnóstico e tratar”, afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um brasileiro morre por causa da doença a cada 38 minutos. O câncer de próstata representa 28,6% casos de tumores malignos.

O que é câncer de próstata

O câncer de próstata se desenvolve quando as células do órgão se multiplicam anormalmente e formam um tumor. A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir parte do sêmen. Ela está localizada abaixo da bexiga, próxima ao reto, com tamanho parecido ao de uma noz.

Quem tem histórico de câncer de próstata na família também está mais propenso à doença, além das pessoas com sobrepeso e obesidade. O INCA estima que 90% dos casos se desenvolve em pacientes com mais de 55 anos.

Quando o câncer de próstata apresenta sintomas, os mais comuns são dificuldade para urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Câncer no Pênis e no testículo

Apesar do câncer de próstata ser o mais comum em homens, é preciso estar atento também aos cânceres de pênis e testículos, que representam, respectivamente, em 2% e 5% dos casos de tumores.

No caso do câncer de pênis, por exemplo, o diagnóstico tardio leva a mais de mil amputações por ano no Brasil. Suas causas possuem fatores como falta de boa higiene e infecções por HPV – geralmente por relações sexuais.

Já o câncer testicular, apesar de não ser associado a causas ambientais, costuma acontecer em jovens de 15 a 50 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, muitas vezes o câncer é confundido com processos inflamatórios e infecciosos, o que dificulta o diagnóstico.

LEIA TAMBÉM:

Falta de higiene pode levar à amputação do pênis

Machismo é o maior causador do câncer de próstata

Como é feito o exame do toque retal

O exame de toque retal é feito pelo urologista, que introduz o dedo indicador no ânus do paciente para sentir a próstata, que é uma glândula localizada na região à frente do reto. No procedimento, o médico pode perceber a presença de um nódulo e sentir a consistência da glândula. Caso perceba alguma característica diferente, o profissional de saúde solicitará uma biópsia, que confirmará ou não a presença de um câncer.

O exame é feito no próprio consultório, com o médico utilizando uma luva de látex ou plástico lubrificada, o que diminui o desconforto e evita a dor. O exame pode ser feito, por exemplo, com a inclinação do paciente sobre uma mesa ou, ainda, deitado lateralmente

Sintomas mais comuns do câncer de próstata: 

  • Dificuldade para esvaziar a bexiga;
  • Perceber que o jato de urina está mais fraco;
  • Sensação de que a bexiga não foi esvaziada completamente;
  • Fazer mais força e demorar mais para iniciar o jato de urina;
  • Vontade súbita de urinar;
  • Levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro.

Por que bigode é o símbolo do Novembro Azul?

Em 1999, na Austrália, um grupo de 30 amigos resolveu deixar o bigode crescer para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde do homem. Nas ruas, eles arrecadaram quantias de dinheiro que, posteriormente, foram doadas para instituições de caridade. Como em 17 de novembro já era comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, o mês foi escolhido para iniciar o movimento. A ideia fez com que a história fosse contada cada vez mais e, em 2004, surgiu o Movember Foundation Charity – a união de Moustache (bigode em inglês) com November (novembro).